Você está aqui: Página Inicial > Foto de Izabela > Menu > Pesquisas > Cana de açúcar
conteúdo

Cana de açúcar

por clovisgouveia publicado 06/05/2016 17h44, última modificação 27/11/2019 15h03
O Brasil é o maior produtor mundial de cana de açúcar

cana.jpgO potencial de produção e o papel fundamental da cana-de-açúcar e de seus subprodutos - açúcar, etanol, aguardente, rapadura e energia elétrica, entre outros, tanto na agricultura quanto na indústria, fazem dessa cultura uma das mais importantes atividades da agroindústria nacional. O Brasil é hoje o maior produtor mundial de cana, com 563 milhões de toneladas na safra 2008/2009, em uma área de 8,1 milhões de hectares, o que representa apenas 2,3% da área agrícola do País (Conab, Mapa).

 

Breve histórico

digma17.jpgOriundas da Ilha da Madeira, as primeiras mudas de cana-de açúcar chegaram ao Brasil por volta de 1515 e o primeiro engenho para produção de açúcar foi construído em 1532 na capitania de São Vicente. Porém, foi no Nordeste Brasileiro que os engenhos de fabricação de açúcar se multiplicaram e a partir do século XV já éramos o maior produtor mundiais até por volta do século XVII. Ou seja, a cana-de-açúcar sempre foi um dos principais produtos agrícolas do Brasil. As variedades comerciais de cana-de-açúcar cultivadas atualmente se originaram de cruzamentos realizados no início do século XX entre Saccharum offinarum (rica em açúcares, porém mais susceptível a doenças) com a Saccharum spontaneum (pobre em açúcares, porém muito rústica e resistente a problemas no campo). Os híbridos obtidos desses cruzamentos tinham maior capacidade de armazenamento de sacarose, elevada resistência a doenças, vigor, rusticidade e tolerância aos fatores climáticos adversos. Apesar das espécies S. offinarum e S. spontaneum terem sido as que mais contribuiram para a obtenção das atuais variedades comerciais, as espécies, S. sinense, S. barberi e S. robustum també foram importantes para composição genética das atuais variedades. 

 Origem

saccharumofficinarum.jpgDe acordo com o CIB (2009) as espécies que originaram as cultivarem atuais de cana-de-açúcar são oriundas do Sudoeste Asiático. A origem da S. officinarum, está intimamente associada à atividade humana, pois ela tem sido cultivada desde a pré-história. Acredita-se que o centro de origem da S. officinarum seja a Melanésia (Oceania), onde ela foi domesticada e depois disseminada pelo homem por todo o Sudoeste Asiático. A região tornou-se centro de diversidade, tendo, como núcleo, Papua Nova Guiné e Java (Indonésia), regiões em que a maior parte das espécies foi coletada a partir de 1800. 

Importância econômica

Atualmente, a cana-de-açúcar é tratada como a mais importante fonte de biomassa energética. O setor sucroalcooleiro responde por cerca de 1 milhão de empregos, dos quais 511 mil diretamente envolvidos na produção da cana-de-açúcar e o restante distribuído na cadeia de processamento de açúcar e álcool.

 Principais produtores mundiais

Brasil....................................................................................34,56%
India.....................................................................................22,35%
China......................................................................................6,69%
Tailândia..................................................................................4,05%
Paquistão................................................................................3,44%
México....................................................................................3,27%
Autrália...................................................................................2,29%
Colômbia..................................................................................2,01%
E. Unidos.................................................................................1,74%
Guatemala................................................................................1,60%
Outros...................................................................................18,00%
Fonte: FAO (2007)