Você está aqui: Página Inicial > Foto de Izabela > Menu > Algarobeira > Origem e expansão
conteúdo

Origem e expansão

por danielrocha publicado 21/06/2016 12h36, última modificação 26/07/2019 15h13
As sementes das vagens de algarobeira, originaria dos Andes no Peru, espalhou-se pelo México, sudoeste dos Estados Unidos, Índia, África do Sul, Austrália, Jamaica e Havaí

No Brasil

Desenho AlgarobaSegundo Azevedo, citado por Gomes (1999), as sementes da algarobeira foram introduzidas no Brasil especialmente no nordeste em 1942, no município de Serra Talhada, sertão de Pernambuco, por itermédio da Secretaria de Agricultura deste estado, por recomendação do J. B. Griffing, diretor da Escola Superior de Agricultura de Viçosa Estado de Minas Gerais. Estas sementes foram ali plantadas pelo agrônomo Laurindo Albuquerque e as primeiras mudas tiveram o cuidado do, também Agrônomo, Lauro Bezerra, que as transportou para o local definitivo.

 

 

Na Paraíba

drinacio.JPGFoi introduzida pela primeira vez, na cidade de Serra Branca, no Cariri Paraibano. As primeiras mudas de algarobeira foram trazidas para a região, pelo então engenheiro agrônomo Dr. Inácio Antonino Gonçalves como é carinhosamente conhecido em toda região. Um homem que dedicou toda a sua vida às ciências agrárias, foi o responsável pela introdução das algarobeiras no estado da Paraíba a partir do Cariri. Pioneiro no estudo e disseminação da cultura algarobeira no Nordeste.

Na imagem: Dr. Inácio Antonino reunido com sua família na comunidade do Ligeiro no município de Serra Branca situada na região do cariri Paraibano.