Potencialidades das vagens da algarobeira
Potencialidades
O elevado teor de açúcares e outros componentes nutricionais contidos nas vagens da algarobeira, a transforma em uma poderosa fonte de matéria-prima para o desenvolvimento de produtos de caráter biotecnológico, potencializando as reações de bioconversão desse substrato em diversos produtos inovadores.
A aguardente de algaroba - Produto bidestilado, envelhecido em barris de carvalho, obtido naturalmente por fermentação alcoólica a partir dos açúcares extraído das vagens da algarobeira. Sob o ponto de vista sensorial, a bebida apresenta algumas características organolépticas bem específicas: Aroma agradável, coloração dourada, aspecto transparente e brilhante e sabor alcoólico e suave.
Sob o ponto de vista socioeconômico e ambiental, os benefícios da invenção, são inúmeros:
agrega valor a cultura, estimula o aproveitamento integral da planta no que diz respeito ao desenvolvimento de novos produtos e seus derivados, desperta para a importância do cultivo sustentável da algarobeira e viabiliza a geração de emprego e renda para as populações das regiões semiáridas.
Vinagre de algaroba - Produto obtido naturalmente por fermentação alcoólica dos açúcares contidos nas suas vagens e seguida de uma fermentação acética em reatores aerados. Sob o ponto de vista sensorial, a produto obtido apresenta algumas características organolépticas bem específicas: Aroma agradável, coloração ambar escuro, aspecto licoroso e brilhante de sabor suave, ótimo para tempero de carnes e saladas realçando sabor.
Pão francês - Produto obtido com farinha de algaroba, proveniente do processo de extração dos açúcares. O pão francês de algaroba resulta da fração mais grossa, após passar por diversas operações unitárias para obtenção da farinha. Dentre elas: secagem, moagem e peneiramento.
Bioetanol de algaroba - O bioetanol hidratado obtido a partir dos açúcares extraídos das vagens da algarobeira é mais uma fonte alternativa de geração de energia limpa a partir de matérias-primas renováveis e sustentáveis, disponível em regiões áridas e semiáridas do planeta.
O produto é mais uma inovação tecnológica que pode viabilizar diversos benefícios sociais, econômicos e ambientais para regiões áridas produtoras. O cultivo planejado da algarobeira como fonte de matéria-prima para o desenvolvimento de produtos agroindustriais é mais uma oportunidade de negócios e de geração de emprego e renda para todos os envolvidos na sua cadeia produtiva.