Bioquímica Básica
Equipe: Profa. Dra. Julice Dutra Lopes/Dr. Clóvis Gouveia da Silva/Dra. Maria Conceição Ramos da Soledade Bezerra Silva
Aula prática sobre efeito da solução tampão e titulação de um ácido fraco
"Solução tampão é uma solução aquosa capaz de resistir a mudanças de pH quando ácidos ou bases são adicionados. Tampões são formados pela mistura de ácidos fracos e suas bases conjugadas em uma solução de pH próximo ao pK do ácido. Alternativamente, podem ser formados por uma base fraca e seu ácido conjugado. A capacidade tamponante de um sistema tampão depende da concentração dos seus componentes. Sistemas tampões são extremamente importantes em fluidos biológicos, já que o grau de ionização pode afetar a estabilidade de moléculas e consequentemente suas funções. "
Os objetivos desta aula prática são:
- Preparar dois tipos de soluções tampão e comparar o efeito de tamponamento de ambas frente a adição de uma base forte em quantidades conhecidas;
- Aprender a calibrar o pHmetro;
- Titular um ácido fraco (ácido acético) com uma base forte e observar a formação de um tampão acetato, bem como construir um gráfico relacionando pH x volume de NaOH.
Aula Prática sobre determinação de Sólidos Solúveis por Refratometria e Densimetria
O teor de sólidos solúveis é o total de todos os sólidos dissolvidos em água, incluindo açúcar, proteínas, óleos essenciais, aminoácidos livres, ácidos orgânicos e é usualmente medido em °Brix (escala numérica) a 20 °C. Uma unidade de Brix corresponde a 1 g de sólidos solúveis em suspensão em 100 g de solução (% m/m ou %m/v) à uma determinada temperatura. Ao ocorrer variação nessa temperatura, adiciona-se ou subtrai-se um fator do valor que foi encontrado. Uma vez que em soluções açucaradas o soluto em maior concentração é o açúcar (carboidratos), o Brix aproxima a concentração de açúcar na amostra. Entretanto, como este não é um método específico, o brix também pode determinar outros tipos de sólidos que possam estar solúveis, como ácidos orgânicos, proteínas e minerais.
A determinação do °Brix é utilizada nas indústrias de doces, sucos, néctar, polpas, leite condensado, álcool, açúcar, sorvetes, licores e bebidas em geral.
Os objetivos desta aula prática são:
- Determinar a quantidade de sólidos solúveis (° Brix) de diferentes materiais, utilizando as técnicas de refratometria e densimetria;
- Aprender a utilizar os equipamentos para determinação de sólidos solúveis.
Aula prática sobre fermentação alcoólica
A fermentação alcoólica é um processo de liberação de energia que ocorre sem a participação do oxigênio (processo anaeróbio). Consiste na conversão da glicose em álcool etílico, com liberação de gás carbônico e energia química (ATP).
A fermentação compreende um conjunto de reações enzimaticamente controladas, através das quais uma molécula orgânica é degradada em compostos mais simples, liberando energia. A glicose é uma das substâncias mais empregadas pelos microrganismos como ponto de partida na fermentação. A fermentação alcoólica é normalmente realizada por leveduras e bactérias, sendo bastante explorada economicamente pelo homem, principalmente para a fabricação de alimentos como o pão e de bebidas como a cerveja, vinho e destilados.
O objetivo desta aula prática é:
Transformar a glicose em etanol a partir da fermentação alcoólica por processo anaeróbio, utilizando caldo de cana e/ou sucos de frutas no processo fermentativo.