Quem somos?
O LENHS é resultado do desenvolvimento de ações integrantes do Programa Nacional de Eficiência Energética no Saneamento Ambiental – PROCEL SANEAR – das Centrais Elétricas Brasileiras S. A. – ELETROBRAS. Este laboratório, pertencente à Universidade Federal da Paraíba – UFPB - desenvolve serviços especializados, atividades de ensino, pesquisa e extensão, relacionadas ao uso eficiente de energia e água no saneamento. Seu objetivo maior é gerar economia por intermédio do combate aos desperdícios e incrementos na eficiência energética e hidráulica de sistemas e equipamentos, reduzindo custos e aumentando a competitividade setorial. O LENHS UFPB foi implantado com o objetivo de ser um centro de referência para as companhias de saneamento do Brasil, transferindo tecnologias que possam ser aplicadas com o intuito de melhorar a eficiência dos sistemas de distribuição de água e esgotamento sanitário.
ATRIBUIÇÕES
- Realização de estudos para comprovar a eficiência energética de equipamentos elétricos e hidráulicos aplicáveis em sistema de saneamento, incluindo a inserção de novas tecnologias.
- Prestação de serviços à comunidade, diagnosticando “in loco” a eficiência energética e hidráulica de sistemas e propondo soluções para as suas melhorias.
- Treinamento de pessoal envolvido no projeto e operação de sistemas de abastecimento, utilizando para isso as instalações didáticas do laboratório.
- Orientação de trabalhos de iniciação científica, monografias de conclusão de cursos, dissertações de mestrado e teses de doutorado voltadas para o uso eficiente de energia e água, bem como a realização de diagnósticos hidroenergéticos em instalações de saneamento.
- Apoiar as pesquisas destinadas ao incremento da eficiência energética e hidráulica no saneamento, bem como o desenvolvimento de tecnologias referentes ao uso eficiente de água e energia.
- Modelagem hidráulica de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.
- Calibração de macromedidores e de micromedidores de vazão.
- Desenvolvimento de sensores de baixo custo para medição de variáveis hidráulicas – vazão, pressão e níveis de reservatórios.
- Desenvolvimento de Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) e de Sistemas Supervisórios para Automação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
- Construção de cadastro integrado de rede de abastecimento de água e esgotamento sanitário: CAD, GIS e Modelagem Hidráulica.
TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA ATRAVÉS DOS SEGUINTES MINICURSOS
- Analise e dimensionamento de redes de abastecimento de água através dos programas EPANET e LENHSNET.
- Eficiência Energética e Automação em Sistemas de Abastecimento e Elevatórias de Água e Esgoto.
- Gestão de Sistemas de Drenagem Urbana e de Esgotamento Sanitário através do Programa SWMM.
- Controle de Perdas de Água em Sistemas Urbanos de Abastecimento.
- Avaliação econômica de projetos de sistemas de saneamento.
- Medições pitométricas em sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.
- Validação de tecnologias 4.0, com o emprego de inteligência artificial, desenvolvidas e aplicadas a otimização operacional de sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário.
- Concepção e novos projetos de abastecimento de água com operação eficiente em termos de eficiência hidroenergética.
OBS. Os detalhes sobre esses treinamentos podem ser obtidos através do site: http://ct.ufpb.br/lenhs/contents/menu/assuntos/cursos-online.