Planejamento Estratégico

O PPGEM busca as metodologias mais adequadas para planejar suas ações estratégicas no âmbito da Educação Superior, comprometendo-se com missão, visão e valores bem definidos. Abaixo encontram-se as declarações e compromissos do Programa com a sociedade brasileira e com seus colaboradores.

Missão

“Realizar atividades de ensino em níveis de Mestrado e Doutorado, de pesquisa básica e aplicada, e de desenvolvimento tecnológico, atuando na fronteira do conhecimento das ciências mecânicas.”

Visão

“Buscar a excelência na formação de recursos humanos na área de Engenharia Mecânica e impactar o desenvolvimento científico-tecnológico nacional.”

Grupos de Trabalho

O planejamento de ações estratégicas do PPGEM está sendo estruturado para funcionar por meio de grupos de trabalho (GTs) encabeçados pela Coordenação, dos quais participarão 25% do corpo de docentes permanentes do PPGEM e representantes discentes. Os GTs primários e suas respectivas responsabilidades estão definidas a seguir:

  • Grupo de Trabalho 1 (GT1): acompanhamento, monitoramento e avaliação da repercussão da produção intelectual de discentes e egressos;
  • Grupo de Trabalho 2 (GT2): planejamento e autoavaliação;
  • Grupo de Trabalho 3 (GT3): cooperação acadêmico-científica em nível nacional e internacional;
  • Grupo de Trabalho 4 (GT4): fomento, estabelecimento e manutenção de parcerias com os setores público e privado.

Alinhamento com o Plano de Desenvolvimento Institucional

A cada quinquênio, a UFPB lança o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI como documento norteador das futuras ações da universidade. O PPGEM relaciona-se com o PDI em diferentes metas e políticas estabelecidas para ensino, pesquisa, inovação tecnológica e integração com a sociedade. De acordo com o escalonamento definido pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), os elementos estruturais que correspondem aos níveis tático e operacional do PDI são tratados pelo Programa através do Plano de Desenvolvimento Setorial (PDS).

Sistemas de suporte à decisão

A Coordenação do PPGEM conta com alguns sistemas de suporte à decisão pelos quais é possível acessar métricas e indicadores de acompanhamento e monitoramento da performance do Programa, bem como informações estratégicas de interesse do Programa. São eles:

  • SAEGO (Sistema de Acompanhamento de Egressos da Pós-Graduação), plataforma mantida pelo LEMA/CCSA/UFPB que concentra informações sobre egressos da pós-graduação. [Acesso público]
  • TARRAFA, sistema mantido pela UNIMONTES que informa dados gerais, indicadores de desempenho, rede de colaboração, rastreamento de currículos e produção científica dos PPGs. [Acesso privado]
  • SIDTEC (Sistema de Inteligência de Dados em Ciência e Tecnologia na Paraíba), plataforma mantida pelo Governo da Paraíba para mapeamento de indicadores de C&T no estado.

Base de conhecimento