História

As raízes históricas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) remontam ao ano de 1975, época em que nasciam os primeiros Centros de Ensino da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) após sua federalização em 1960. Inicialmente denominado Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (CPGEM) e pioneiro no Centro de Tecnologia, concedia formação apenas em nível de mestrado, com foco exclusivo em energia térmica, haja vista a expertise dos docentes do então Departamento de Tecnologia Mecânica, hoje Departamento de Engenharia Mecânica.

O credenciamento do CPGEM para o ensino em nível de mestrado ocorreu em 1980, quando existia apenas uma área de pesquisa: Energia Térmica. Em meados de 1992, o Conselho Universitário (CONSUNI) da UFPB autorizou o CPGEM a criar a área de Materiais para somar-se à área anteriormente criada. Subsistindo por duas áreas de concentração, o CPGEM teve seu nome alterado para Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Mecânica a partir de uma resolução também do CONSUNI.

Em 1998, o PPGEM já havia passado por amadurecimento suficiente, para que sua estrutura comportasse a nova área de pesquisa em automação e ofertasse também cursos de doutorado. Contudo, a seguinte configuração de cursos prevaleceu: mestrado, para as então áreas existentes de Termofluidos, Materiais e Automação; doutorado, apenas para as áreas de Termofluidos e Automação. No ano 2000, a área de concentração de Materiais recebeu sua autorização para operacionalizar cursos de doutorado.

Em 2011, a área de concentração em Materiais foi substituída por Processos de Fabricação e de Automação passou a ser identificada por Dinâmica e Controle de Sistemas Mecânicos. Por fim, para alinhar-se às atualizações acadêmico-administrativas da pós-graduação na universidade, o PPGEM adquiriu novas roupagens em 2015 e em 2019. Dali em diante, o PPGEM manteve a sua estrutura curricular e ruma aos 50 anos de existência em julho de 2025.

Fotografia aérea do Campus I da UFPB (entre 1969 e 1973). O Centro de Tecnologia e o PPGEM atualmente estão localizados na área da Cidade Universitária correspondente ao antigo setor de tecnologia/Escola de Engenharia (parte inferior à direita). Fonte: Beltramini et al., 2022.
Escola de Engenharia em 1969. Fonte: Pereira, 2008, apud. Stuckert.

Marcos e documentos relevantes

Os documentos a seguir, cronologicamente organizados, retratam os principais marcos da história do PPGEM, desde a sua criação em 8 de julho de 1975.

• Resolução CONSUNI 28/1975: criação do CPGEM.
  • Resolução CONSEPE 25/1975: estabelecimento da estrutura curricular do CPGEM em nível de mestrado.
  • Parecer CFE* 160/1980: credenciamento do CPGEM para ensino em nível de mestrado, com foco na área de concentração em Energia Térmica.
  • Resolução CONSUNI 45/1980: criação do CPGEM.
  • Resolução CONSEPE 80/1981: aprovação de novo elenco de disciplinas eletivas.
  • Resolução CONSEPE 51/1992: reformulação da estrutura curricular do CPGEM.
  • Resolução CONSEPE 52/1992: aprovação do Regulamento do CPGEM em nível de mestrado nas áreas de Energia Térmica e Materiais.
  • Resolução CONSUNI 54/1992: autorização para criação da área de concentração em Materiais.
  • Resolução CONSUNI 03/1995: autorização para criação do curso de Doutorado e estruturação das três áreas de concentração: Energia Térmica, Materiais e Automação.
  • Resolução CONSEPE 18/1995: aprovação do Regulamento do CPGEM em nível de mestrado e doutorado nas três áreas de concentração existentes.
  • Resolução CONSEPE 41/2005: alteração da nomenclatura CPGEM para PPGEM.
  • Portaria MEC 524/2008 c/ Parecer CNE/CES 33/2008: validade nacional de títulos de mestrado e doutorado conferidos por cursos de pós-graduação stricto sensu.
  • Resolução CONSEPE 84/2011: extingue a área de concentração em Materiais e cria a área de concentração em Processos de Fabricação.
  • Resolução CONSEPE 66/2015: nova redação ao Regulamento e à estrutura acadêmica do PPGEM.
  • Resolução CONSEPE 13/2019: nova redação ao Regulamento e à estrutura acadêmica do PPGEM (vigente).

*Conselho Federal de Educação.

Detalhes acerca da evolução do PPGEM podem ser encontrados no documento “Comentários Sobre as Modificações Ocorridas no Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica do Centro de Tecnologia desde a sua Criação Autorizadas por Resoluções Superiores e Pareceres”, de autoria do Prof. Severino Rodrigues de Araújo e publicado em 8 de maio de 1996.

Créditos de imagens