Orientação Acadêmica
A qualquer discente do PPGEM é garantido o direito de ter alguém responsável pela sua orientação acadêmica, que poderá provir:
- do corpo docente do PPGEM, sempre na função de orientação principal;
- de outro Programa de Pós-Graduação da UFPB ou de outra Instituição de Ensino Superior (IES), na função de coorientação principal
- de outra IES sediada no exterior, na função de segunda orientação em regime de cotutela de doutorado.
A orientação acadêmica é o elo de ligação entre discentes, a instituição e parceiros externos. Entre suas atribuições, estão, principalmente:
- a assistência ao planejamento acadêmico de estudo e pesquisa;
o acompanhamento, o diagnóstico e a avaliação do desempenho acadêmico; - a definição, estruturação e alteração dos objetos e produtos científicos;
- a recomendação para as defesas finais; e
- a atestação e aprovação e produtos científicos submetidos ao crivo externo.
Além do comum interesse técnico-científico, a escolha da orientação acadêmica deve prezar pelo bom relacionamento mútuo entre as partes e pelas normas emanadas de regulamentos específicos. Para pleno êxito no curso, cada discente deve refletir sobre as propostas de projeto ofertadas e pela identificação natural com os perfis científicos do Programa. Em último caso, ou por motivo de força maior, prevê-se a alteração de orientação, seja por abdicação de quem orienta, ou por vontade de quem recebe a orientação.
Coorientação e Segunda Orientação
A qualquer discente está facultada a opção por uma coorientação acadêmica ou segunda orientação acadêmica, em caso de pesquisas que exijam interdisciplinaridade e habilidades múltiplas. A coorientação acadêmica exerce função complementar para a pesquisa e contribui em menor grau, quando comparada ao papel desempenhado pela segunda orientação, cuja proficiência no campo do conhecimento ou estado-da-técnica da pesquisa em curso deve ser minimamente equiparada ao de quem estiver exercendo a orientação. Ambas as participações, no entanto, possuem caráter complementar, requerem comum acordo entre todas as partes envolvidas e devem ser aprovadas pelo Colegiado do Programa, consoante justificativa e pertinência.
Corpo Docente
Atualmente, o quadro de docentes permanentes e colaboradores do PPGEM é composto por 21 membros, todos com titulação de doutorado. As pesquisas que realizam são geralmente multidisciplinares e atingem níveis colaborativos que excedem as fronteiras das linhas de pesquisa definidas no Programa, oportunizando novos horizontes de trabalho. Para saber mais sobre o perfil do corpo docente do PPGEM, acessar suas páginas individuais e currículos na Plataforma Lattes, visite a página de Docentes clicando aqui.