Bolsas e Auxílios

Bolsas de estudo são distribuídas no PPGEM mediante disponibilidade e concedidas, em maioria, por órgãos de fomento públicos. Discentes que tenham interesse em estudar no PPGEM na qualidade de bolsistas devem manifestar este interesse já no ato da matrícula e concorrer a cotas disponíveis por meio de processo seletivo interno gerenciado pela Comissão de Bolsas do PPGEM. Além de bolsas concedidas por órgãos públicos, é possível o surgimento extemporâneo de cotas através de projetos de pesquisa individuais de docentes, ou de convênios, ou ainda de programas específicos parceiros do PPGEM.

Os principais órgãos que fomentam a pesquisa do PPPGEM pela concessão de bolsas são:

  • CNPq (bolsas MD/GD/MAI/DAI e setoriais);
  • CAPES (bolsas de demanda social); e
  • FAPESQ/PB (bolsas ME/DO)

Somam-se a esta lista algumas instituições que contribuem de maneira intermitente com o Programa pela concessão de bolsas através de cláusulas de P&D ou programas de formação de recursos humanos, tais como ANP e CHESF.

Auxílios estudantis são geralmente concedidos pela Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE) e limitam-se, atualmente, ao acesso à residência universitária e ao restaurante universitário. Para concorrer a auxílios, é imprescindível a demonstração de hipossuficiências por análise socioeconômica e inscrição em editais divulgados pela PRAPE.