Internacionalização
No PPGEM, a internacionalização é tratada não apenas como um processo gradativo de imersão global, mas também como um pilar necessário que complementa os tradicionais – ensino, pesquisa e extensão. Além da comunicação científica disseminada em veículos internacionais, mensurável pela publicação de artigos e participação editorial em periódicos de alto impacto, o PPGEM promove ações nos seguintes escopos:
- mobilidade acadêmica, através do envio de discentes para estágios temporários no exterior e pela capacitação de docentes em sabáticos, missões, visitas, ou períodos pós-doutorais;
- eventos, pela organização e realização conjunta de seminários, congressos, workshops, palestras e outros encontros sediados internacionalmente ou nas dependências da UFPB;
- parcerias e cooperações, desenvolvidas por meio de intercâmbios de informações técnicas, coparticipações em projetos de pesquisa e programas multinacionais, coorientações acadêmicas e atividades conjuntas e
- prospecção de acordos, executados através de iniciativas de docentes para atração de recursos, talentos e programas colaborativos interinstitucionais.
Ações voltadas à internacionalização curricular, tais como ementas e cursos estruturados em outros idiomas estão em avaliação.
Relações Internacionais
Temos cooperação acadêmica com diversas instituições estrangeiras através de projetos de pesquisa, publicações científicas e outras ações. Alguns países que mantiveram ou mantêm relacionamento com o Programa são: Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Portugal, Países Baixos, Noruega e Reino Unido.
O PPGEM dispõe do apoio institucional da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI) para orientação e execução de ações que envolvem as relações internacionais. Qualquer membro do PPGEM pode consultar a ACI sobre matérias relativas à mobilidade acadêmica e cooperação internacional. Neste rol, incluem-se: formalização de acordos gerais e específicos com instituições internacionais, cotutelas de tese, dupla diplomação, editais de mobilidade, entre outras questões. Para uma visão geral das ações da ACI, clique aqui.