Nossos Cursos
O PPGEM oferece cursos stricto sensu reconhecidos pelo Ministério da Educação em nível de mestrado (ME) e doutorado acadêmicos (DO), bem como em suas modalidades voltadas à inovação (MAI e DAI). As quatro formações possíveis são administradas por um corpo docente qualificado e composto integralmente por perfis diversos em nível de doutorado ou livre-docência.
Os cursos de mestrado (ME e MAI) são concluídos em, no mínimo 12 e, no máximo, 24 meses, e os de doutorado (DO e DAI) em, no mínimo 24 e, no máximo, 48 meses. A cada ano, dois períodos letivos são abertos para matrículas em componentes curriculares (disciplinas) aderentes aos cursos e entrada de novos ingressantes por meio de processo seletivo.
O PPGEM adota o sistema de créditos, sendo cada unidade de crédito equivalente a 15 horas de atividades acadêmicas contabilizadas por aprovação em componentes curriculares obrigatórias, optativas ou especiais. No mestrado, exige-se a integralização mínima de 22 créditos (330 horas). No doutorado, exige-se o mínimo de 35 créditos (525 horas).
Mestrado Acadêmico (ME) e Mestrado Acadêmico para Inovação (MAI)
Nos cursos ME e MAI, os 22 créditos formativos são divididos da seguinte forma:
- 8 créditos para disciplinas obrigatórias comuns às áreas de concentração;
- 6 créditos para disciplinas obrigatórias da áreas de concentração; e
- 8 créditos para disciplinas optativas e/ou atividades especiais.
Doutorado Acadêmico (DO) e Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI)
Nos cursos DO e DAI, os 35 créditos formativos são divididos da seguinte forma:
- 13 créditos para disciplinas obrigatórias comuns às áreas de concentração;
- 6 créditos para disciplinas obrigatórias da áreas de concentração; e
- 16 créditos para disciplinas optativas e/ou atividades especiais.
Distinções entre as modalidades ME/MAI e DO/DAI
As modalidades puramente acadêmicas diferem das modalidades voltadas para a inovação em seus objetivos primários. Enquanto a estrutura formativa é compartilhada em ambas, qual seja o nível de curso (mestrado ou doutorado), o MAI e o DAI condicionam os trabalhos de conclusão (dissertações e teses) ao tratamento de problemas aplicados com impacto direto em empresas ou em segmentos industriais nacionais. Ao ME e DO cabe o estudo de temas que não necessariamente sejam de aplicação imediata a uma demanda externa, mas que avancem o conhecimento científico para a área de interesse.
O MAI e DAI fazem parte de um Programa implantado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 2013 e sua execução depende de chamadas específicas com número de vagas definido por projetos oriundos de uma parceria academia-empresa, ao passo que as modalidades ME e DO são oferecidas semestralmente e vinculam-se a projetos de pesquisa geridos pelos docentes do PPPGEM.
Em geral, discentes atrelados aos cursos ME e DO recebem orientação acadêmica exclusivamente de membros do corpo docente permanente do PPGEM e de eventuais membros externos. Discentes que cursam o MAI e o DAI recebem, adicionalmente, a supervisão de agentes vinculados às empresas parceiras.
Exigências para diplomação
Mestrado
A obtenção de grau que conferirá a titulação em nível de mestrado depende da satisfação das seguintes exigências, excluindo-se aquelas de ordem administrativa:
- aprovação em todas as componentes curriculares com coeficiente de rendimento (CRA) superior a 7,0;
- aprovação em exame de proficiência em língua inglesa com nota mínima 7,0;
- aprovação em exame de pré-banca;
- cumprimento de requisitos de produção intelectual minimamente em nível nacional;
- elaboração de dissertação;
- recomendação formal da orientação acadêmica; e
- defesa de dissertação perante banca examinadora em sessão pública;
Doutorado
A obtenção de grau que conferirá a titulação em nível de doutorado depende da satisfação das seguintes exigências, excluindo-se aquelas de ordem administrativa:
- aprovação em todas as componentes curriculares com coeficiente de rendimento (CRA) superior a 7,0;
- aprovação em exame de proficiência em língua inglesa com nota mínima 7,0;
- aprovação em exame de proficiência em segunda língua estrangeira com nota mínima 7,0;
- aprovação em exame de qualificação;
- cumprimento de requisitos de produção intelectual em nível internacional;
- elaboração de tese;
- recomendação formal da orientação acadêmica; e
- defesa de tese perante banca examinadora em sessão pública;
Estrutura acadêmica
Para conhecer a atual estrutura acadêmica do Programa, suas componentes curriculares, ementas, pré-requisitos e demais informações, clique aqui.