Notícias
LAT realiza Primeira Edição do Café com Ciência Virtual
O Primeiro Café com Ciência Virtual aconteceu no último dia 15 de julho, e contou com a participação de alunos, professores e pesquisadores de diversas Instituições de Ensino. Fizeram-se presentes os professores Lucila Labaki (UNICAMP), José Felício da Silva (UnB), Fernando Gustavo Lins (IFAL) e Sérgio Ricardo (UnB), o professor e coordenador do LAT Luiz Bueno da Silva (UFPB), o Técnico do LAT Erivaldo Lopes (UFPB), alunos de Iniciação Científica, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, e alunos do Programa Doutoral de Pós-Graduação em Higiene e Saúde Ocupacionais da Universidade do Porto.
O professor Luiz Bueno fez a abertura do evento falando sobre alguns dos seus projetos mais recentes e em seguida deu-se início as apresentações de seus orientandos nos projetos de pesquisa de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado da Universidade Federal da Paraíba.
Alinny Avelino, doutoranda em Engenharia Civil e Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental - PPGECAM, apresentou seu projeto de título "Morfologia e clima urbano: impacto nas condições cardiorrespiratórias de moradores em áreas do Município de João Pessoa", que tem como objetivo estudar a relação entre características morfológicas e climáticas do meio urbano e as condições cardiorrespiratórias de moradores do município de João Pessoa. Para fazê-lo pretende-se mapear a incidência de doenças cardiorrespiratórias no município; avaliar as características pessoais dos sujeitos; comparar a variação na incidência de condições cardiorrespiratórias entre as áreas estudadas e; avaliar as características de uso e ocupação e qualidade de vida dos pontos estudados.
Aryelle Azevedo, mestranda em Engenharia Civil e Ambiental pelo PPGECAM, mostrou o andamento do seu trabalho de pesquisa intitulado "Revisão sistemática sobre os efeitos da caminhabilidade na saúde - dados dos últimos 5 anos", no qual apresentou em quais países pesquisas sobre caminhabilidade têm sido desenvolvidas nos últimos cinco anos; quais as principais variáveis medidas e/ou métodos utilizados para avaliar a caminhabilidade e; quais são os principais fatores de risco e/ou doenças associados a caminhabilidade.
Paulo Teles, mestrando em Engenharia Civil e Ambiental pelo PPGECAM, expôs o andamento da sua pesquisa que tem como título "Análise e investigação do conforto térmico ao ar livre em ambientes de cânion urbano: uma revisão de literatura", objetivando abordar a questão da análise e investigação do conforto térmico ao ar livre em ambientes de cânion urbano, o que será realizado na forma de uma revisão de literatura sobre o tema, com base em pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e finalidade exploratória.
Larissa Fernandes, graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela UFPB e bolsista de Iniciação Científica, apresentou o seu projeto de título "Estudo das características da morfologia urbana na relação com o conforto ambiental em edificações". Foi verificada a recorrência de artigos que relacionam a morfologia diretamente ao conforto nos ambientes internos através de pesquisa nas bases de periódicos internacionais, em seguida definiu-se as seis principais temáticas abordadas, foi feita uma tabulação do levantamento realizado e análise dos artigos que abordam o conforto interno.
Jefferson Macedo, doutorando em Engenharia Civil e Ambiental pelo PPGECAM, mostrou seu trabalho de pesquisa intitulado "Variações na exposição à poluição do tráfego ao viajar por diferentes modos de transporte em uma cidade com baixa densidade e menor congestionamento", que tem o propósito de monitorar as concentrações de material particulado, partículas ultrafinas e monóxido de carbono em rotas pré-definidas durante a manhã e noite de pessoas viajando simultaneamente de carro, bicicleta e ônibus.
Anrafel Barbosa, mestrando em Engenharia de Produção e Sistemas pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas - PPGEPS, apresentou sua pesquisa de título "Construção de um modelo matemático para mensurar os impactos de sistemas de gestão integrados em uma empresa de serviços elétricos", tendo como objetivo Verificar os impactos de Sistemas de Gestão Integrados (SGA e SGSSO), através de um modelo matemático, em uma empresa de serviços elétricos de grande porte, que atua não somente no estado da Paraíba como em outros estados do Brasil e no Distrito Federal, proporcionando uma melhor análise para investimentos financeiros em cada sistema de gestão, contribuindo com a melhoria do desempenho e da competitividade da organização.
As apresentações de todos os trabalhos de pesquisa estão disponíveis nos links abaixo.
Revisão sistemática sobre os efeitos da caminhabilidade na saúde - dados dos últimos 5 anos.pdf
Veja abaixo algumas imagens dos participantes do evento.
Imagem 1. Luiz Bueno; Alinny Avelino; Lucila Labaki e; José Felício. (Sentido: da esquerda para a direita)
Imagem 2. Luiz Bueno; Alinny Avelino; Paulo Teles; Lucila Labaki; José Felício e; Fernando Lins. (Sentido: da esquerda para a direita)
Imagem 3. Aryelle Azevedo; Lucila Labaki e; Luiz Bueno. (Sentido: da esquerda para a direita)
Imagem 4. Jefferson Macedo; Luiz Bueno e; Lucila Labaki. (Sentido: da esquerda para a direita)
Imagem 5. Anrafel Barbosa; Lucila Labaki; Jefferson Macedo; Luiz Bueno; Aryelle Azevedo e; Fernando Lins. (Sentido: da esquerda para a direita)
Imagem 6. Anrafel Barbosa; Lucila Labaki; Fernando Lins; Luiz Bueno; Paulo Teles; Jefferson Macedo; Larissa Fernandes; Erivaldo Lopes e; Aryelle Azevedo. (Sentido: da esquerda para a direita)