Grupos de Pesquisa
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas possui vínculo com 4 grupos de pesquisa:
CESET - Conforto, Eficiência e Segurança no Trabalho
O conforto, a eficiência, a segurança e saúde no trabalho garantirão a redução de acidentes e doenças e/ou a melhoria da produtividade nas empresas. Este grupo tem como meta estudar e avaliar as variáveis que formam a base do conforto de ambientes de trabalho, bem como verificar através de análises e modelagem matemática como a saúde e o desempenho do trabalhador são afetadas pelas variáveis do conforto ambiental, incluindo a qualidade do ar e a radiação não-ionizante. Conta com a infraestrutura do Laboratório de Análise do Trabalho - LAT para realização de estudos diversos na área, contribuindo com a pesquisa na área da Engenharia de Produção desde 2002.
O grupo Complexidade & Organizações é composto por pesquisadores doutores e mestres de Universidades reconhecidas no País e do Exterior: Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) Universidade Federal de Pernambuco(UFPE), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Universidade de Málaga (Espanha), Universidade do Minho ( Portugal), Centre National de la Recherche Scientifique (Grenoble-França), entre outras instituições, além de alunos de graduação e pós-graduação da UFPB. A intenção é criar um grupo interdisciplinar, em consonância com os objetivos do Curso de Engenharia de Produção, que discuta a complexidade dos sistemas produtivos e proponha alternativas sustentáveis para intervir nestes sistemas de forma apropriada. Nota-se que os sistemas produtivos apresentam mudanças consideráveis e as ferramentas de intervenção não se adegua a tais mudanças coma rapidez necessária. Nesse sentido, o grupo contribui teoricamente pela identificação desta lacuna (Ferramentas inadequadas a real necessidade dos sistemas produtivos) e contribui apresentando alternativas mais apropriadas de intervenção nesses sistemas produtivos.
GESP - Gestão Estratégica de Sistemas de Produção
O grupo de pesquisa em Gestão Estratégica de Sistemas de Produção (GESP) procura integrar duas áreas chaves da Engenharia de Produção: gestão da produção e gestão estratégica. Essas duas áreas correspondem às linhas de pesquisa do grupo, que congregam pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da UFPB. O GESP tem o objetivo de produzir e disseminar conhecimento no campo de suas linhas de pesquisa, destacando a interação entre as duas, seja para o estudo das práticas de gestão da produção sob um enfoque estratégico ou para a análise do desdobramento da estratégia empresarial na estratégia de produção. Os projetos de pesquisa do grupo adotam uma visão ampla dos sistemas de produção, considerando operações de manufatura e de serviços, abrangendo desde a unidade produtiva até a cadeia de suprimentos.
GPMeQA - Grupo de Estudos em Métodos Quantitativos Aplicados
O Grupo de Pesquisa de Métodos Quantitativos Aplicados em Engenharia de Produção (GPMeQA) foi formado em 2017 na UFPB, visando apoiar as pesquisas que se baseiam em métodos quantitativos. O grupo busca apoiar principalmente os alunos de pós-graduação e de iniciação científica. Atualmente o grupo tem como parceiros e colaboradores pesquisadores de outras instituições, como UNIFEI, UFG e IFMG - Norte de Minas. O grupo tem se dedicado ao desenvolvimento de artigos científicos visando a publicação em periódicos qualificados das Engenharias III e também a participação em congressos científicos da área de Engenharia de Produção. Uma das linhas de pesquisa visa apoiar a aplicação de métodos quantitativos na tomada de decisão e assuntos relativos a finanças e engenharia econômica. A outra linha, tem como objetivo desenvolver métodos para diagnóstico, projeto, implantação e uso de sistemas de medição de desempenho empresarial, de forma a dar suporte à tomada de decisão.
iTECS Lab – Laboratório de Pesquisa em Inovação, Tecnologias e Sociedade
O iTECS Lab – Laboratório de Pesquisa em Inovação, Tecnologias e Sociedade é um grupo de pesquisa dedicado a explorar e compreender as complexas interações entre as inovações tecnológicas e suas implicações socioeconômicas. Em um cenário de rápida evolução e desafios emergentes, o iTECS Lab promove uma abordagem crítica e interdisciplinar para investigar temas como trabalho contemporâneo, propriedade intelectual, criatividade, engenharia organizacional, governança corporativa, transferência tecnológica e ecossistema de inovação. A missão do iTECS Lab é gerar conhecimento inovador e relevante, contribuindo para a compreensão e solução dos desafios contemporâneos e fortalecendo a conexão entre academia e sociedade.
LOG – Logistics and Optimization Group
O Logistics and Optimization Group (LOG) foi fundado em 2017, com o intuito de reunir alunos e professores interessados em trabalhar com a área de Otimização Combinatória e Logística. O LOG conta com uma extensa rede de colaboração, a qual é composta por professores de universidades no Brasil e no Exterior. Ao longo dos anos, o LOG tem exercido um papel importante na formação de recursos humanos (estudantes e pesquisadores), além de sua atuação em diversos projetos práticos em parceria com empresas nacionais e internacionais.
PAGETS - Pesquisa Aplicada em Gestão e Trabalho para Sustentabilidade
|
O PAGETS (Pesquisa Aplicada em Gestão e Trabalho para Sustentabilidade) é um grupo de pesquisa liderado pelos professores Sandra Naomi Morioka e Ivan Bolis e composto por discentes de graduação e pós-graduação. O objetivo do grupo é desenvolver e disseminar conhecimento científico que tenha impacto direto prático para competitividade e sustentabilidade de organizações públicas e privadas e, ao mesmo tempo, traga contribuição para a academia na esfera internacional. O grupo é composto por duas linhas de pesquisa: (i) “Inovação e gestão para sustentabilidade”, com objetivo de desenvolver e disseminar conhecimento e ferramentas de gestão de projetos e modelos de negócios aplicados à inovação e tecnologia, capazes de melhorar a competitividade da organização por meio da sua contribuição ao desenvolvimento sustentável global; e (ii) “Trabalho para sustentabilidade”, com objetivo de desenvolver e disseminar conhecimento e ferramentas de ergonomia e áreas afins, aplicados à questão do trabalho, visando contribuir para a competitividade e sustentabilidade corporativa. |