Área de Concentração e Linha de Pesquisa
Área de Concentração
- Sistemas de Produção
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS/UFPB) conta com uma área de concentração intitulada “Sistemas de Produção”.
Esta área ressalta o caráter sistêmico da Engenharia de Produção, no qual diferentes subsistemas se relacionam para atingir objetivos comuns. O caráter sistêmico do curso se alinha a uma característica marcante do PPGEPS/UFPB, que é a transversalidade e a interdisciplinaridade de seu corpo docente.
Dessa forma, quase todas as subáreas definidas pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) são contempladas pelas pesquisas realizadas no âmbito do programa, conectadas pela visão sistêmica.
Assim, os problemas de pesquisa abordados são mais próximos dos desafios reais encontrados no setor produtivo, em que se necessita cada vez mais de abordagens integradas que cruzam as fronteiras do conhecimento tradicional.
Linha de Pesquisa
- Gestão Integrada de Sistemas de Produção
Assumindo o entendimento de linhas de pesquisa como elementos de operacionalização das áreas de concentração, o PPGEPS possui a linha de pesquisa denominada “Gestão Integrada de Sistemas de Produção”.
Esta linha de pesquisa abrange os temas relacionados ao projeto, à modelagem, à análise e à melhoria dos sistemas de produção, explorando desde os aspectos estratégicos à avaliação de desempenho, seja em unidades produtivas ou em cadeias de suprimentos, integrando meio ambiente, trabalho e sociedade.
O conceito de integração sistêmica demonstra a valorização da sinergia entre as áreas da Engenharia de Produção. A natureza dos projetos de pesquisa seguindo essa linha se reflete em trabalhos intimamente ligados à aplicação no contexto de sistemas de produção reais, sejam de manufatura ou serviços, pertencentes à esfera pública, privada ou organizações sem fins lucrativos.
Os diferentes projetos conduzidos no PPGEPS frequentemente abordam temas transversais, que exigem integração e interdisciplinaridade para resolução de problemas.
Por outro lado, as disciplinas e atividades acadêmicas foram concebidas para dar suporte à visão integrada preconizada pela linha de pesquisa.