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Evento de lançamento do jogo “Missão Território” que trata sobre questões de sustentabilidade ambiental
O jogo “Missão Território” que trata sobre questões de sustentabilidade ambiental é vivenciado por alunos, professores e pesquisadores no CT/LPSAU/UFPB
Nas manhãs da quarta-feira (24/07) e quinta feira (25/07) no Centro de Tecnologia / Campus I / UFPB, o jogo “Missão Território” foi apresentado em uma vivência aberta pelo Laboratório de Pesquisa em Sistemas Ambientais Urbanos (LPSAU), da Universidade Federal da Paraíba, reunindo professores, alunos e convidados em um momento de escuta, experimentação e troca de saberes.
A atividade foi conduzida com o apoio do Professor Joácio Morais, coordenador do LPSAU e do projeto de extensão intitulado “UFPB e MOVIMENTO ESGOTEI contra a poluição na Paraíba”, e contou com a participação de pesquisadores vinculados a projetos ambientais, estudantes de graduação e integrantes de coletivos engajados com a pauta climática e educacional. A experiência faz parte do percurso de exibições e articulações do jogo “Missão Território” rumo à COP30, que será realizada no Brasil, em novembro de 2025.
Mais do que um jogo, o “Missão Território” é uma metodologia de educação crítica que combina narrativa, indicadores socioambientais reais e dinâmicas cooperativas para estimular o pensamento sistêmico e o protagonismo juvenil diante dos desafios da emergência climática. Durante a simulação no LPSAU, os participantes assumiram papéis de defensores de um território fictício em crise e precisaram discutir, argumentar, propor soluções e tomar decisões complexas que afetam o coletivo.
“A proposta nos leva à refletir sobre o meio ambiente. Não é só um jogo, é uma imersão. A gente aprende e se diverte, isso é ótimo. Dá para ver o quanto isso pode funcionar com vários públicos: crianças, adolescentes e adultos também”, destacou um participante da vivência.”
O evento integra uma série de ações em curso que buscam aproximar a academia, órgãos ambientais e sociedade civil em torno de metodologias inovadoras para formar lideranças jovens com capacidade de leitura crítica do território, empatia e responsabilidade coletiva.
“O Missão Território tem esse poder: ele transforma temas difíceis em experiências vivas, onde cada escolha tem consequência. É um convite à escuta e à ação, especialmente importante em um momento em que o Brasil se prepara para sediar a COP30”, comentou Carolina Candeia, idealizadora da proposta.”
A equipe do projeto segue em articulações para levar o jogo “Missão Território” a outras instituições de ensino e espaços de formação cidadã, conectando educação, meio ambiente e políticas públicas de forma concreta e participativa.