Notícias
UFPB se destaca com cinco trabalhos listados no Prêmio Capes de Tese 2024
Cinco teses da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) figuram entre as listadas no Prêmio Capes de Tese - Edição 2024, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A relação dos trabalhos premiados, na qual aparecem duas teses da UFPB, e a lista dos trabalhos reconhecidos com menção honrosa, com outras três teses da Universidade, foram divulgadas no dia 13 de setembro.
Os trabalhos da UFPB agraciados nesta edição do prêmio foram desenvolvidos no âmbito dos seguintes programas da Universidade: Pós-Graduação em Ciências da Nutrição (PPGN); Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS); Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA); Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM); e Pós-Graduação em Química (PPGQ).
O Prêmio Capes de Tese - Edição 2024 reconheceu as melhores pesquisas, em nível de doutorado, defendidas em 2023, selecionadas em cada uma das 50 áreas de avaliação reconhecidas pela Capes. Em cada uma dessas áreas, uma comissão de premiação foi formada para escolher os melhores trabalhos inscritos, a partir de critérios como originalidade, relevância, metodologia, qualidade e organização do texto, bem como qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese
Os autores e orientadores das teses receberão certificados, assim como passagens e diárias para que compareçam à cerimônia de premiação, que ocorrerá em Brasília (DF), na data prevista de 12 de dezembro. Além disso, os autores, exclusivamente, ganharão medalhas e bolsas para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional, por até 12 meses. Os orientadores farão jus a um prêmio em dinheiro no valor de R$ 3.000,00.
Para os reconhecidos com menção honrosa, a homenagem consiste em certificados de premiação para o autor, orientador, co-orientadores e ao programa de pós-graduação em que foi defendida a tese.
O Pró-reitor de Pós-Graduação (PRPG) da UFPB, professor Leonardo Lopes, ressaltou a quantidade de teses da Universidades listadas na premiação e falou sobre a importância deste feito para a pós-graduação da UFPB.
“A UFPB foi honrada com cinco premiações no Prêmio Capes de Teses em 2024, um reconhecimento significativo que destaca a excelência e o crescimento da nossa Instituição no desenvolvimento de pesquisas de alto impacto. Este feito ressalta a força acadêmica da UFPB e seu compromisso contínuo com a formação de recursos humanos altamente qualificados. As teses premiadas são um testemunho do nosso papel fundamental na produção de conhecimento que beneficia a sociedade”, afirmou o Pró-reitor.
Na área de Ciência de Alimentos, o trabalho da UFPB premiado foi do PPGTA, intitulado ‘Avaliação da contaminação de superfícies e frutas por norovírus humano e eficácia de tecnologias emergentes no seu controle utilizando o bacteriófago MS2’, cuja autoria é de Maria Mayara Grilo e orientação da professora Marciane Magnani.
“O norovírus humano [HuNoV] é responsável por surtos alimentares em todo o mundo. O estudo desenvolvido avaliou a contaminação de superfícies e frutas por HuNoV, além de estratégias de controle, como a fotoinativação – tecnologia emergente que utiliza exposição à luz para inativar o vírus –, que demonstrou bons resultados e poderá embasar práticas eficazes para controle do HuNoV em alimentos”, explicou Magnani sobre a tese que orientou.
Para Mayara Grilo, o tema de sua tese (estudo de vírus em alimentos), que tem grande relevância para a ciência, e as descobertas inovadoras advindas do trabalho são as razões que justificam o reconhecimento no Prêmio Capes de Teses.
“Receber a menção honrosa pela tese é um uma grande honra e um reconhecimento do esforço e dedicação investidos. Sinto-me profundamente grata e realizada, e esta premiação é um marco significativo para o nosso programa de pós-graduação, em especial aos que representam o Laboratório de Processos e Microbiologia de Alimentos (LPMA/UFPB)”, afirmou Mayara Grillo.
Conheça as teses da UFPB listadas na Edição 2024 do Prêmio Capes de Teses
Teses Premiadas
Impactos de diferentes partes da beterraba vermelha (Beta vulgaris L.) sobre o crescimento e atividade metabólica de probióticos e da microbiota colônica humana
Autora: Sônia Paula Alexandrino de Oliveira
Orientador: Prof. Evandro Leite de Souza
O papel moderador da autoeficácia e do conhecimento sobre o suicídio na relação entre empatia e disposição para ajudar pessoas em risco de suicídio
Autora: Viviane Alves dos Santos Bezerra
Orientadora: Profa. Cleonice Pereira dos Santos Camino
Menções Honrosas
Avaliação da contaminação de superfícies e frutas por norovírus humano e eficácia de tecnologias emergentes no seu controle utilizando o bacteriófago MS2
Autora: Maria Mayara de Souza Grilo
Orientadora: Profa. Marciane Magnani
Produção de nanofibras pelas técnicas de Solution Blow Spinning (SBS) e Supersonic Solution Blowing (SSB) e suas aplicações para conversão e armazenamento de energia
Autor: Vinícius Dias Silva
Orientadores: Prof. Eliton Souto de Medeiros e Prof. Daniel Araújo de Macedo
PRIMoRDiA: Software para Cálculos de Reatividade e Análise de Estrutura Eletrônica para Biomoléculas
Autor: Igor Barden Grillo
Orientador: Prof. Gerd Bruno da Rocha