Notícias
UFPB recepciona novos professores substitutos e visitantes
Na manhã desta segunda-feira (05), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou a acolhida de seis novos professores substitutos e duas professoras visitantes, que passam a contribuir com os processos de ensino e aprendizagem em cursos de graduação e pós-graduação dos campi I (João Pessoa) e IV (Rio Tinto/Mamanguape).
A professora Rita de Cássia, Pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFPB, recepcionou os docentes agradecendo a escolha em contribuir com a universidade, ela também encorajou os professores substitutos a realizarem concurso público para se tornarem docentes efetivos da Instituição.
“A gente gosta de acolher os docentes temporários e incentivar que esse período possa se prolongar para os professores substitutos, que se tornem nossos professores efetivos futuramente. Aos professores visitantes, a gente sabe a importância do papel que desempenham na pós-graduação agregando na pesquisa, networking e outras áreas. Esse pequeno acolhimento é para que saibam que a UFPB também é a casa de vocês”, disse Rita de Cássia.
Clea Beatriz Macagnan é uma das professoras visitantes que passam a fazer parte da equipe da UFPB. Ela que foi docente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, vai contribuir com programas de pós-graduação no Centro de Ciências Sociais Aplicadas, no Departamento de Finanças e Contabilidade.
Outra professora visitante recepcionada foi Alda Maria Duarte Araújo Castro, docente aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ela conta que escolheu a UFPB pois acredita ser uma universidade de qualidade, e onde há espaço para seguir contribuindo com sua capacidade de trabalho na pós-graduação.
“Acho que a UFPB uma universidade muito boa, que sempre está em boas posições nos rankings do nordeste, e me identifico muito com o Programa de pós-graduação em educação que já conta com outros pesquisadores conhecidos, então, eu me candidatei por que eu acho que posso dar alguma contribuição nesse setor”, disse a docente.
Nahuan Soares é aluno egresso da UFPB, do campus de Bananeiras, e foi contratado como professor substituto para atuação no Campus IV, no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas. Para o docente, retornar para lecionar na universidade onde estudou é um elemento motivador.
“É um impulsionador para acreditar mais ainda na educação, e que ela transforma. É um sentimento de retribuir o que recebi de forma gratuita e qualificada. Enquanto professor é um sentimento de gratidão, de retribuir tudo aquilo de maravilhoso que eu recebi, e agora poder ofertar”, disse Nahuan.
Para ele, a recepção aos novos docentes substitutos e visitantes despertou um sentimento de valorização, é um sinal de que a UFPB valoriza a educação, o papel do professor e a relação próxima entre a instituição e os colaboradores.