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UFPB realiza conferência sobre avaliação e recredenciamento institucional em preparação para visita do MEC
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou, nesta quinta-feira (19), a Conferência CPAX e Sinaes 20 sobre avaliação e recredenciamento institucional, em preparação e mobilização para visita do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (Inep/MEC), que avaliará os eixos Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura. A conferência ocorreu na Sala de videoconferência do Gabinete da Reitoria da UFPB.
O evento celebrou os 20 anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e capacitou os membros da CPA e da Coordenação de Regulação e Avaliação (CRA/PRG) para o recredenciamento da instituição em 2025. Além de abordar temas como: governança; planejamento e desenvolvimento institucional; ensino; pesquisa; extensão, enquanto indutor de responsabilidade social e fio condutor da comunicação com a sociedade; assistência estudantil; inclusão e acessibilidade; e infraestrutura – visando a importância do recredenciamento para fortalecer os vínculos entre a Instituição e as expectativas da sociedade, por meio do MEC, expressos por métricas de resultados de impactos na sociedade.
Durante o encontro, foi destacada a necessidade de ampliar a visão sobre a avaliação institucional sistêmica, para além dos paradigmas da Constituição Federal, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e da própria Lei do Sinaes, inserindo uma perspectiva multidimensional, em que a avaliação é apontada como âncora fundamental do ecossistema de governança institucional, integrando diversos macroprocessos e setores da UFPB, desde a interdisciplinaridade das áreas-fins (ensino, pesquisa e extensão) até as interfaces com os eixos inovação e empreendedorismo, também incluídos como novos pilares, visando à formação de profissionais protagonistas na sociedade, em suas carreiras, e capazes de fomentar oportunidades e criar negócios geradores de empregos e promotores de inovações, como startups e os novos players, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), à Indústria 4.0 e às Diretrizes Curriculares emanadas pelo Conselho Nacional de Educação.
A conferência foi organizada pelo professor Jailson Ribeiro, Procurador Institucional e Presidente da CPA. Contou com a participação da Vice-reitora, professora Liana Filgueira; do Pró-reitor de Planejamento, professor Paulo de Tarso Costa Henriques; do Pró-reitor em exercício de Pós-graduação, professor José Humberto Vilar da Silva; da Pró-reitora de Extensão, professora Berla Moreira de Moraes; do Superintendente de Infraestrutura, o engenheiro Jairo Dias Inocêncio; da Vice-coordenadora do Comitê de Inclusão e Acessibilidade, professora Maria Natália Santos Calheiros; do Coordenador Geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB), professor Ismael Ivan Rockenbach; da Diretora da Biblioteca Central, a Bibliotecária Maria José Rodrigues Paiva; da docente da CPA, Adriana Ferreira dos Santos; além dos Técnicos Álvaro Helton Teixeira da Silva, CRA/PRG; João Paulo Costa Rolim Pereira, CRA/PRG; Caroline Rangel Travassos Burity, CPA; e José Nilson Gregório, CPA.
O professor Jailson Ribeiro destacou que o planejamento institucional busca resultados em curto, médio e longo prazos – em curto e médio prazos, a oferta de cursos com projetos pedagógicos mais alinhados aos ODS e à Indústria 4.0, buscando assegurar uma trilha de formação e sucesso, com mecanismos que assegurem a inclusão, a aprendizagem, a acessibilidade metodológica e a diplomação; e em longo prazo, fomento à inserção de egressos protagonistas na sociedade, empreendedores e desenvolvedores de soluções, além de engajados socioambientalmente –, culminando na excelência acadêmica e institucional, com indicadores de qualidade, reconhecimento e captação de recursos, fomentando parcerias público-privadas e garantindo a sustentabilidade da Instituição.
A data da visita do MEC ainda não foi definida, mas a previsão é que ocorra a partir de março de 2025.