Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferece curso gratuito sobre escuta e inclusão de pessoas com deficiência em escolas públicas
conteúdo

Notícias

UFPB oferece curso gratuito sobre escuta e inclusão de pessoas com deficiência em escolas públicas

publicado: 26/04/2025 06h13, última modificação: 26/04/2025 06h13
Curso é voltado para gestores escolares de todo o estado da Paraíba

UFPB oferece curso gratuito sobre escuta e inclusão de pessoas com deficiência em escolas públicas

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), recebe, de 28 de abril a 23 de maio, inscrições para o curso de aperfeiçoamento “Formação de gestores escolares para a escuta: cartografias existenciais de pessoas com deficiência em escolas públicas no estado da Paraíba”.

O curso é destinado ao aperfeiçoamento de 130 gestores de escolas públicas da Paraíba e tem carga horária de 180 horas, com início previsto para 06 de junho e término em 5 de dezembro de 2025. O objetivo principal do curso, composto de quatro módulos, é contribuir com a formação de gestores escolares para a escuta, a partir das cartografias existenciais das pessoas com deficiência, consolidando marcos legais e premissas teóricas, mapeamento de demandas e planejamento de ações coordenadas de educação inclusiva nos territórios escolares.

As aulas serão desenvolvidas de acordo com a proposta pedagógica do curso, disponibilizada aos alunos, por meio de plataforma própria, após homologação das matrículas. O curso será realizado por meio de encontros on-line síncronos, assíncronos e presenciais, que ocorrerão às sextas-feiras, das 8h às 12h.

Os encontros presenciais acontecerão em locais posteriormente indicados pela coordenação do curso, nos polos de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa. As 130 vagas oferecidas são distribuídas da seguinte forma: 55 para João Pessoa, 25 em Campina Grande, 25 no município de Patos e 25 em Sousa.

O curso gratuito é financiado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O preenchimento das vagas do curso acontecerá por ordem de inscrição, priorizando os gestores de escolas públicas da Paraíba, através da análise de documentos que comprovem a vinculação do candidato.

Saiba mais no Edital N° 01/2025.

* * *
Texto: Marcos da Paz
Edição: Marcel Vieira
Foto: Rizemberg Felipe
Ascom/UFPB