Notícias
ProTut 2025: UFPB oferece 120 bolsas de tutoria no valor de R$700,00
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-reitoria de Graduação, publicou o edital n° 10/2024, para seleção de projetos de ensino no âmbito do Programa de Tutoria de Apoio às Disciplinas Básicas (ProTut). O prazo para inscrição e submissão dos projetos já está aberto e se estende até 17 de outubro.
O tutor bolsista, selecionado a uma das 120 vagas reservadas para o ano letivo de 2025, fará jus a até oito parcelas mensais de R$700,00 nos meses de atividade efetiva.
O ProTut tem o objetivo de oferecer apoio didático-pedagógico aos discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFPB. Os projetos selecionados na esfera do Programa disponibilizam tutores para apoiar os docentes quanto à aprendizagem e desempenho dos alunos. .
A submissão do projeto deve ser realizada pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos). Qualquer Departamento pode apresentar projetos para a seleção no ProTut. No edital, a Coordenação de Programas e Projetos Acadêmicos da PRG dispôs uma lista com 68 disciplinas prioritárias para aplicação de projetos de tutoria, por se tratar de componentes curriculares nos quais se registraram maior número de reprovações, trancamentos e/ou evasões.
É necessário que, em cada projeto, seja apresentado um coordenador lotado no Departamento proponente do projeto de tutoria. Podem integrar os projetos de ensino os docentes do quadro efetivo da UFPB que tenham o título de mestre ou doutor e que não estejam gozando de licença ou afastamento.
As bolsas serão distribuídas para cada um dos projetos aprovados, segundo a ordem decrescente de classificação da média final de avaliação do projeto. Uma vez divulgado o resultado final da seleção das propostas, na data prevista de 25 de novembro, serão abertas – de 09 a 16 de dezembro – as inscrições para escolha dos tutores ProTut, cujo processo caberá aos coordenadores dos projetos.
Para ser selecionado como tutor do ProTut, o estudante deverá estar regularmente matriculado no curso objeto da tutoria e não ter reprovação na disciplina para a qual está se candidatando. Outro requisito é o bom desempenho nesta disciplina. Além disso, é necessário que o discente tenha disponibilidade de, no mínimo, 12 horas semanais para o trabalho no projeto.
A descrição da estrutura do projeto, os passos para submissão no SIGEventos e os critérios de avaliação dos projetos constam no edital.
Esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidos por meio de mensagem encaminhada ao endereço eletrônico protut@prg.ufpb.br, com o assunto ‘Tutoria 2025 – Informações’.
* * *
Texto: Vinicius Vieira
Foto: Gustavo Ribeiro
Ascom/UFPB