Notícias
Lavid/UFPB apresenta inovações tecnológicas a gerente de P&D da TV Globo
Ele foi recebido pelo ex-diretor do CI e fundador do Lavid, professor Guido Lemos, pelos professores Raoni Kulesza, coordenador atual do Núcleo, Lincoln David, Thaís Gaudencio e Yuri Malheiros, além de outros pesquisadores que atuam em projetos de pesquisa.
Daniel Monteiro teve acesso à plataforma de conteúdos digitais interativos, criada pela equipe e que está disponibilizada para beneficiários do Bolsa Família e do Cadastro Único em todas as cidades onde o governo encerrou as transmissões de TV pelo sinal analógico.
Outro importante projeto de inclusão digital e social que está no portfólio do Lavid e que foi mostrado ao visitante é o Suíte VLibras, um conjunto de aplicativos para surdos que melhora a comunicação de 10 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência auditiva. O VLibras consegue identificar 11 mil códigos [sinais] diferentes e traduz textos, áudios e vídeos do português para Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Essa plataforma já está disponível, gratuitamente, em 1.500 portais do serviço público e pode ser acessada por qualquer cidadão no link http://www.vlibras.gov.br/.
Daniel Monteiro teve a oportunidade de conhecer o projeto de acessibilidade CineAD, um software que reconhece objetos e outras imagens nas cenas de um video e gera audiodescrição automática. A ferramenta vai beneficiar milhares de brasileiros com deficiência visual.
O Núcleo de Pesquisa e Extensão - Lavid tem também pesquisas já consolidadas e conteúdos desenvolvidos em Telemedicina, cinema na resolução ultra HD e ainda desenvolveu outros aplicativos na área de cultura que foram adotados durante as últimas olimpíadas. Essas inovações também foram apresentadas ao gerente de P&D da TV Globo.
Ao final da visita, Daniel Monteiro elogiou a capacidade criativa da equipe do Lavid, destacando a diversidade de áreas nas quais os pesquisadores atuam no campo do audiovisual, gerando soluções em TV digital, acessibilidade, inteligência artificial e cinema. Outra característica por ele observada no grupo do Lavid é que em todos os projetos apresentados fica patente a visão de produto.
O segmento que representa na TV Globo, conforme informou, tem interesse em estreitar laços com universidades e disse que é provável uma visita do Lavid à emissora para apresentar o portfólio de projetos de pesquisa e de aplicativos de inclusão digital que beneficiam milhões de brasileiros.
Fonte: Agência de Notícias da UFPB - com informações da Assessoria de Comunicação Social do CI