Notícias
HULW-UFPB inaugura rampa para saída de emergência e promove acessibilidade e segurança aos pacientes
Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HULW-UFPB/Ebserh), inaugura nesta segunda-feira (05), às 9h30, a primeira rampa para saída de emergência em mais de quatro décadas de atuação. O hospital passou por uma série de adequações para a construção do equipamento, que já está em condições de ser utilizada caso ocorra algum tipo de evento adverso. Foram investidos R$ 3,7 milhões em recursos oriundos de emendas de bancada.
A rampa tem 1,4 mil metros quadrados em uma extensão que vai do sétimo andar ao térreo. O acesso fica ao lado do Ambulatório João Dias dos Santos. A rampa de emergência do HULW é uma edificação de sete pavimentos de concreto armado e começou a ser construída em abril de 2022.
O superintendente, Marcelo Tissiani, ressaltou que esta é mais uma obra fruto das ações desenvolvidas nos últimos três anos e destacou que a rampa é um componente essencial em uma instituição de saúde do porte do Hospital Universitário Lauro Wanderley. “Trata-se de um ganho não apenas para a comunidade HULW, mas para toda a população. Com esta medida, iremos proporcionar maior segurança a todos os nossos colaboradores e pacientes, principalmente aqueles com limitação de mobilidade”, disse.
Segundo o chefe do setor de Infraestrutura Física (SIF), Adriano Goes, a rampa integra o projeto de revitalização da fachada do HULW, que ainda está em execução. “A rampa atende a uma grande necessidade de termos estruturas de combate a incêndio. Esta é uma rampa de saída de emergência que atende todos os critérios de segurança preconizados pelo Corpo de Bombeiros quanto à acessibilidade e quanto ao isolamento dos ambientes que, potencialmente, possam sofrer algum sinistro”, detalhou Adriano Goes.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.