Notícias
Em Areia, obra do Setor de Morfofisiologia Animal da UFPB é concluída e Reitor irá inaugurar neste mês de setembro
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) concluiu, neste mês de agosto, a construção do Setor de Morfofisiologia Animal (Sema), localizado no Campus II (Areia). A inauguração da edificação, onde funcionarão espaços para atender às necessidades do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCAn), está prevista para setembro deste ano.
O prédio era um dos que constavam em um conjunto de obras inacabadas, sendo retomada na gestão do Reitor Valdiney Gouveia. Foi investido na conclusão do prédio mais de R$ 1,9 milhão.
“Entregaremos, agora em setembro, mais esta obra, entre as que foram concluídas em nossa gestão. A edificação conta com salas de aula, laboratórios, coordenação, biblioteca, auditório, salas administrativas e de estudo, distribuídos em dois pavimentos úteis com área construída de 890,20 metros quadrados. Essa é uma obra que teve início em maio de 2011, entretanto foi paralisada em 2013. Quase uma década depois, em fevereiro de 2023, retomamos a construção dessa edificação fundamental não só para a comunidade acadêmica do Campus II, mas para toda a Universidade, que cresce em infraestrutura e ganha, ainda mais, em qualidade na pós-graduação”, disse o Reitor Valdiney Gouveia.
Em função do longo período entre a paralisação da obra e sua retomada, o projeto básico da edificação teve que passar por mudanças, para contemplar as atuais normas de acessibilidade e de proteção contra incêndio, assim como adequações de layout, com vistas a melhor atender à comunidade universitária.
Além do prédio do Sema/PPGCAn, segundo a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da UFPB, a atual gestão encontrou outras 44 obras consideradas inacabadas, quando assumiu, em novembro de 2020. Desde então, a conclusão de cinco obras, contando com esta do PPGCAn/Sema, e outras sete em andamento, reduziram esse saldo para 33 obras, atualmente, além de outras obras novas e reformas que foram iniciadas pela atual gestão.
A retomada faz parte de um compromisso da atual gestão para concluir obras inacabadas em todos os campi da UFPB, a exemplo dos trabalhos no Centro de Extensão, no Campus III (Bananeiras), e no Centro Administrativo do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), no Campus IV (Rio Tinto).
No Campus I (João Pessoa), as próximas obras que integram o acervo e que serão finalizadas em breve serão a Escola de Música e o prédio do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), previstos para, respectivamente, setembro e outubro. Estão em andamento a construção do prédio da Pós-Graduação do Centro de Educação (CE), assim como do Laboratório de Prototipagem e do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid).
Ainda no que se refere às obras do Campus I desta relação, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Materiais (Nepem), o Espaço de Saúde do Servidor (Siass) e o portal de entrada da Unidade Acadêmica Reitor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, em Mangabeira, já foram concluídos, assim como o prédio do Laboratório Integrado de Meio Ambiente, Catálise e Fármacos (Limacafar).
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação/Sinfra