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Conceito 4: Curso de Letras Inglês da UFPB é reconhecido com notório desempenho acadêmico em avaliação do MEC
O Curso de Letras Inglês, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), obteve, na última quarta-feira (27/03), o Conceito 4 do Ministério da Educação (MEC), com notório desempenho acadêmico no ato autorizativo de Reconhecimento do Curso. A avaliação foi realizada entre 20 e 22 de março, no Modelo de Avaliação Externa Virtual In Loco.
O resultado se deu após longo período de expectativa e trabalho desde a abertura do processo em 2008, quando Inglês ainda era uma habilitação, abrangendo as línguas neolatinas. Desde então, a gestão do Curso, em parceria com o Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) reestruturou e implantou o Projeto Pedagógico do Curso, alavancando competências e captando oportunidades institucionais que ajudaram à construção de diferenciais no Curso, a exemplo das políticas institucionais de ensino (monitoria, Protut e Prolicen), pesquisa (programas acadêmicos), extensão (programas e projetos de extensão), de internacionalização (intercâmbios), de acessibilidade e assistência estudantil.
Essa estratégia institucional, apoiada pela Reitoria, mobilizou diversos atores, em múltiplas instâncias: além da própria Reitoria, os estudantes ativos e matriculados, o Núcleo Docente Estruturante (NDE), o Colegiado, a Secretaria Integrada de Atendimento à Graduação (SIAG), o DLEM, o Centro de Ensino e a Biblioteca Setorial, a Pró-reitoria de Graduação, incluindo a Procuradoria Educacional Institucional e a Coordenação de Currículos Acadêmicos, a Comissão Própria de Avaliação e a Biblioteca Central.
O processo tem a interlocução da Procuradoria Educacional Institucional junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) e a Coordenação e o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras Inglês, esta liderada pelo professor Edmilson Borborema, que esteve à frente de todo o processo de reunir os documentos solicitados pelo MEC, de recepcionar a Comissão Avaliadora, junto com o NDE e mobilizando e engajando os docentes, os técnicos e os discentes.