Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB publica edital do Programa Aluno Apoiador com 55 vagas
conteúdo

Notícias

Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB publica edital do Programa Aluno Apoiador com 55 vagas

publicado: 07/10/2024 10h43, última modificação: 07/10/2024 10h44
As inscrições são até o dia 12 de outubro

071020241.jpg

Estão abertas as inscrições para estudantes de graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com interesse em atuar como Aluno Apoiador, programa do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA). A seleção oferta 55 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva para os quatro campi. 

As inscrições ocorrem até o dia 12 de outubro, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Para concorrer às vagas, o discente interessado precisa estar regularmente matriculado em cursos de graduação presenciais e ter Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 7,0. No caso de alunos de cursos de Ciências Exatas o CRA precisa ser igual ou superior a 5,0. 

As vagas serão destinadas, prioritariamente, aos estudantes com renda per capita de até 1,5 salário mínimo ou oriundos de escola pública. O valor máximo da bolsa ao aluno apoiador é de R$700,00, e a carga horária máxima é de 80 horas mensais. 

O coordenador do CIA, o servidor técnico-administrativo Rafael Monteiro, destaca a importância do Aluno Apoiador. 

“O programa visa assegurar que os alunos com deficiência tenham condições adequadas para acompanhar o ensino, em consonância com a Lei Brasileira de Inclusão [Lei nº 13.146/2015], que reforça o direito à educação inclusiva no ensino superior. Além de fornecer apoio prático, como auxílio nas atividades acadêmicas e locomoção ou ainda na condução de adaptações de rotina diária, essa participação promove o desenvolvimento de uma visão mais inclusiva e colaborativa, essencial para a construção de uma sociedade mais justa”, afirmou. 

Cada discente pode se candidatar apenas para uma vaga para um estudante assistido, de acordo com as especificações da tabela de estudantes com deficiência que necessitam de apoio. O aluno apoiador deve, preferencialmente, ser do mesmo curso ou da mesma área do curso do estudante assistido. Além disso, o discente interessado deverá ter, obrigatoriamente, disponibilidade de 20h semanais para a realização das demandas. 

O processo seletivo será dividido em duas etapas, uma eliminatória e outra classificatória. A primeira, a de caráter eliminatório, será uma prova com 10 questões objetivas, com aplicação remota e duração de, no máximo, 1h30, a ser realizada no dia 15 de outubro. 

A segunda fase, de caráter classificatório, é composta por uma avaliação socioeconômica, realizada pela equipe da Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) da UFPB. Nesta fase, o aluno receberá uma pontuação correspondente para cada indicador socioeconômico e de vulnerabilidade mencionados no edital, que vão compor seu Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS) de acordo com fórmula também indicada no edital. 

A nota final será obtida a partir da média das notas da prova e da avaliação socioeconômica, e a classificação final será por ordem decrescente da média final, respeitada a prioridade das vagas para os discentes com renda per capita de até 1,5 salário mínimo ou oriundos de escola pública.

A divulgação do resultado final, no dia 05 de novembro, assim como o resultado das demais etapas da seleção, serão disponibilizados no site do CIA

Para os candidatos aprovados e classificados, o curso de formação continuada é de participação obrigatória no processo de seleção para aluno apoiador. Tem carga horária mínima de 4h mensais, a ser desenvolvido por meio de atividades síncronas e assíncronas. 

Para mais informações acesse o edital

***
Texto: Flávia Lúcia Santana
Edição: Vinícius Vieira
Foto: Freepik
Ascom/UFPB