Notícias
7º Festival Internacional de Música de Câmara do PPGM-UFPB começa nesta sexta-feira (09)
De 09 a 17 de agosto, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoverá a sétima edição do Festival Internacional de Música de Câmara do Programa de Pós-graduação em Música, no Campus I. O evento, que já integra o calendário cultural paraibano, é aberto ao público em geral, com acesso gratuito, com concertos sempre ás 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa da UFPB.
A proposta do evento é de apresentar as grandes obras do repertório camerístico para as mais diversas formações. Este projeto teve iniciou em 2017 e mobiliza docentes, técnicos e alunos da instituição. Neste mês de agosto, o festival completa a marca de 50 concertos apresentados e 70 masterclasses para os alunos, em sete edições do evento. Este ano, o Festival traz musicistas dos EUA, Canadá, Itália, França, Rússia e do Brasil para uma semana de concertos e masterclasses.
A UFPB receberá a violista Kate Hamilton (EUA), o maestro e violinista Paul Chou (EUA), o violinista Ambroise Auburn (França/EUA), o violinista Guillaume Tardif (Canadá), a pianista Maria Kiki-Protodyakonova (Rússia/Canadá) e o pianista Alessandro Costantino Bianchi (Itália), além de professores da UFPB, UFCG, UFPE, UFRN, UFPA, OSUFPB, OSMJP e OSRN.
Além destes músicos convidados, o Festival contará, neste ano, com a participação de duas orquestras da cidade de João Pessoa, perfazendo um total de mais de 120 músicos nos palcos da UFPB e do Centro Cultural São Francisco, em nove concertos. O perfil de cada convidado pode ser conhecido no site do evento, na aba Artistas Convidados: https://fimc2024.homesteadcloud.com/artistas-convidados.
A Sala de Concertos Radegundis Feitosa da UFPB tem capacidade para 300 pessoas. O acesso se dará por ordem de chegada. O evento contará, ainda, com um concerto especial da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, no dia 23 de agosto, às 19h, no Centro Cultural São Francisco, no Centro da capital.
Dentre os convidados internacionais deste ano estão Kate Hamilton – Viola (University of Nevada, Las Vegas – EUA e violista substituta da Orquestra Filarmônica de Berlim) Co-Diretora Artística do Festival; Paul Chou – Violino (Violinista, Regente da Pennsilvanya Sinfonia Orchestra - EUA) Co-Diretor Artístico do Festival; Guillaume Tardif – Violino (University of Alberta, Canadá); Ambroise Aubrun – Violino, França (University of Nevada, Las Vegas – EUA); Maria Kiki-Protodyakonova – Piano, Rússia (University of Alberta, Canadá) e Alessandro Costantino Bianchi – Piano (Pangea Music Academy, Itália).
Este ano, o evento propõe uma interlocução com a área das Humanidades, em suas diversas vertentes, representada por oito mulheres destacadas em suas respectivas subáreas, que apresentam minipalestras ao início de cada concerto. A cada noite, serão apresentadas algumas das obras mais representativas do repertório camerístico, muita música brasileira, obras de compositoras mulheres, uma homenagem especial ao compositor Edino Krieger (1928-2022), além de obras de compositores italianos, em referência aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, aqui representada pelo Prof. Hermes Cuzzuol Alvarenga, que celebra 40 anos dedicados à UFPB.
O Festival também marca os 20 anos de fundação do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB. Um marco para a ampliação e desenvolvimento do ensino e pesquisa em música em nossa região, e que hoje exerce uma forte liderança na construção de políticas voltadas para a pesquisa em música do país, incluindo a presidência da principal associação nacional da área, a ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música).
O Festival tem a direção artística da Profa. Kate Hamilton, docente da University of Nevada, Las Vegas e violista substituta da Orquestra Filarmônica de Berlim; e do Maestro Paul Chou, regente da Pennsylvania Sinfonia Orchestra. A coordenação está a cargo do professor e violoncelista Felipe Avellar de Aquino, da UFPB.
O evento será aberto pela Orquestra Sinfônica da UFPB, sob a regência do Maestro Paul Chou, no dia 09 de agosto, com os solistas Ambroise Aubrun (França) e Kate Hamilton (EUA), na Sala de Concertos Radegundis Feitosa da UFPB, onde acontecem os concertos até o dia 17, sempre às 20h. A cada noite, um programa de música de câmara com formações distintas, incluindo solos, duos a quintetos. O concerto extra que acontecerá às 19h do dia 23 de agosto, com a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, no Centro Cultural São Francisco, contará com os solistas do Festival e a regência do Maestro Nilson Galvão.
Música e Humanidades
Abrindo cada concerto do evento, na Sala Radegundis Feitosa, farão parte do Festival oito mulheres representantes da linguística, sociologia, filosofia, cinema, letras, artes visuais, etnomusicologia, além de uma poetisa neurocientista, com o intuito de responder à questão "por que a música nos emociona?", a partir da perspectiva de suas respectivas áreas de conhecimento, no âmbito das humanidades. Convidadas mais que especiais: Eurides de Souza Santos (Etnomusicologia - UFPB), Simone Magalhães Brito (Sociologia - UFPB), Maria Valéria Rezende (Literatura), Ana Thereza Dürmaier (Filosofia - UFPB), Regina Baracuhy (Linguística - UFPB), Madalena Zaccara (Artes Visuais - UFPE), Flávia Mayer (Cinema - UFPB), Sicília Calado (Artes Visuais - UFPB), Maria do Desterro Leiros da Costa (Poeta e Neurocientista – UFPB).
Esta sétima edição do evento trará um concerto mais que especial no dia 14 de agosto. O concerto será intitulado “Ah, estas mulheres!”, já que será aberto pela Profa. Eurides Santos (Etnomusicóloga-UFPB) e apresentará, na primeira parte do programa, obras cujos títulos fazem referência às mulheres.
Seus respectivos perfis podem ser conhecidos no link: https://fimc2024.homesteadcloud.com/palestrantes .
Masterclasses
Além dos concertos, serão realizadas doze masterclasses para os alunos inscritos, nas áreas de violino, viola, piano, música de câmara e regência orquestral, com os convidados internacionais. Os interessados podem se inscrever pelo SigEventos, com direito a certificado de participação. As informações sobre as inscrições estarão no site do Festival nos próximos dias. Lembrando que todas as atividades são gratuitas e abertas para alunos de música da UFPB, escolas de música e projetos sociais da região. Os discentes serão selecionados para participar das masterclasses na condição de alunos atuantes ou como ouvintes. Estas atividades acontecem na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Auditório Gerardo Parente do Departamento de Música e no Auditório da Reitoria da UFPB, sempre no período diurno, de acordo com os horários disponibilizados no website do evento (https://fimc2024.homesteadcloud.com/masterclasses)
Outras informações podem ser obtidas na Secretaria do PPGM-UFPB, pelo telefone (83) 3216-7001 ou pelo e-mail ppgm@ccta.ufpb.br, pelo site do evento (https://fimc2024.homesteadcloud.com) e , ainda, pelo Facebook (https://www.facebook.com/FestivalInternacionalUFPB) e Instagram (@festival.internacional.ufpb).