Notícias
Prefeitura promove I Encontro Nordestino ICLEI e inscrições para palestra de abertura estão abertas
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), promove, na próxima segunda-feira (13), o I Encontro Nordestino ICLEI. A palestra de abertura será realizada pelo matemático Sergio Margulis, doutor em economia ambiental pelo Imperial College, Londres, e que atuou como economista de meio ambiente do Banco Mundial durante 22 anos. Intitulada ‘Mudança Climática no Nordeste’, ela é gratuita, aberta ao público e será emitido certificado de participação para quem se inscrever. As inscrições são limitadas e podem ser feitas neste link.
O I Encontro Nordestino ICLEI tem como tema geral ‘Eletromobilidade para o Desenvolvimento Sustentável’. A abertura será às 8h30 da segunda-feira, no auditório do Shopping Sebrae, no Bairro dos Estados. Na tarde da segunda, na terça-feira (14) e quarta (15), o encontro vai acontecer no Hotel Verde Green, em Manaíra, com o evento fechado para gestores públicos, profissionais e pesquisadores da área ambiental.
O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade – é uma rede global com mais de 2.500 governos locais e regionais, comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. Atua em mais de 125 países, contribuindo com as políticas de sustentabilidade, impulsionando ações para redução das emissões de carbono, sempre respeitando a natureza, de maneira equitativa, resiliente e circular. A rede ICLEI e a equipe de especialistas trabalham junto aos associados, partilhando conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças em prol da sustentabilidade urbana.
O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o I Encontro Nordestino ICLEI é uma oportunidade para a troca de experiências entre gestores públicos e pesquisadores da área ambiental. “Com a correria do nosso cotidiano, nem sempre temos a oportunidade de parar para refletir e trocar experiências. Esse I Encontro Nordestino nos dará essa chance. Durante três dias, gestores públicos, representantes de ONGs e pesquisadores têm a chance de falar sobre experiências de sucesso na área ambiental”, destacou.
Os encontros regionais têm o objetivo de reunir os governos locais associados ao ICLEI e seus parceiros (universidades, setor privado e organizações do terceiro setor), apresentando as tendências internacionais e sensibilizando atores da área sobre questões de desenvolvimento urbano sustentável. Os encontros são uma abordagem instrumental, baseada em casos de sucesso e treinamentos, considerando os 5 caminhos de desenvolvimento sustentável propostos pelo ICLEI.
A Profa. Cláudia Cunha, coordenadora do Projeto Mares sem Plástico, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), participará do evento, no dia 15 de junho.