Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > Curso on-line da UFPB orienta sobre como declarar o imposto de renda
conteúdo

Notícias

Curso on-line da UFPB orienta sobre como declarar o imposto de renda

publicado: 26/04/2025 04h58, última modificação: 26/04/2025 05h12
São ofertadas 300 vagas gratuitas para a capacitação on-line

Curso on-line da UFPB orienta sobre como declarar o imposto de renda

A Declaração do Imposto de Renda para Pessoas Físicas é uma obrigação anual para parte da população brasileira que deve prestar contas à Receita Federal sobre seus rendimentos e bens. Com o objetivo de orientar sobre o correto preenchimento da declaração, a equipe do Projeto de Extensão Balcão Universitário de Informações Contábeis e Tributárias, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realiza o minicurso Imposto de Renda Pessoa Física.

O evento gratuito será on-line, no dia 06 de maio, às 19h, com carga horária de 4 horas. Na ocasião os participantes serão orientados quanto a declaração de Imposto de Renda 2025, ano base 2024, e poderão acompanhar a simulação do preenchimento de uma declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).

A inscrição pode ser realizada por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no menu Extensão, até o dia 05 de maio. 

De acordo com a professora Valdineide dos Santos Araújo, do Departamento de Finanças e Contabilidade (DFC) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), coordenadora do projeto de extensão, esta é a segunda edição do minicurso neste ano.

Esse segundo minicurso será mais voltado para a prática de como fazer uma Declaração de IRPF 2025. Dessa forma será realizado no Laboratório de Contabilidade no Núcleo de Contabilidade Aplicada do CCSA. Quem for participar on-line deve baixar o programa de IRPF/2025 em seu computador através do site da Receita Federal”, explicou a docente.

A coordenadora esclarece que de acordo com o Regulamento do Imposto de Renda são tributáveis pelo IRPF os rendimentos (como salários, benefícios e remuneração por serviços prestados), ganhos de capital, juros e outras rendas (como alugueis e direitos autorais) ou proventos (como aposentadoria).

O mini curso será ministrado por Edvaldo do Nascimento Duda, Professor do DFC e o doutorando Antônio Martins do Nascimento Neto, do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC).

Além do evento, o projeto de extensão Projeto de Extensão da UFPB Balcão Universitário de Informações Contábeis e Tributárias realiza publicações nas redes sociais para esclarecer eventuais dúvidas da população sobre a realização da declaração anual de Imposto de Renda. As publicações são realizadas semanalmente no perfil de Instagram @balcaouniversitario e seguem até o final de maio, quando termina o prazo para entrega da declaração.


* * *
Texto: Elidiane Poquiviqui
Foto: Angélica Gouveia e pikisuperstar/Freepik
Ascom/UFPB