Notícias
Reitor recebe as visitas do Prefeito de Mataraca e Dep. Moacir Rodrigues
O Deputado estadual Moacir Rodrigues (PSL-PB), em companhia do Prefeito de Mataraca - Egberto Madruga (PSB), esteve visitando o Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, nesta segunda-feira (24). O encontro ainda contou com as presenças do Pró-Reitor de Planejamento Paulo de Tarso Henriques e do Prof. Sandro Marden, da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI/UFPB). Na ocasião, o prefeito fez a entrega do projeto para criação de uma parceria entre a UFPB e a cidade de Mataraca, buscando o desenvolvimento de um estudo para a construção do Porto de Águas Profundas no município.
A UFPB desenvolve um estudo sobre a viabilidade econômica, ambiental e estrutural para a construção do Porto que será atualizado e com a parceria assinada, será montada uma comissão com professores da UFPB para desenvolvê-lo. “Vamos agendar uma reunião com o presidente do Porto do Pecém (CE) e ainda esta semana, é provável que tenhamos outra reunião com o prefeito de Mataraca e o Dep. Estadual Moacir Rodrigues", afirmou o Reitor. O Porto ocupará uma área de 10 mil hectares, projetado para ser instalado em Mataraca, no litoral norte da Paraíba e que somou a maior parte de pontos nos critérios técnicos de viabilidade (45 pontos) e tem as melhores condições de atingir a profundidade de 15 metros de calado, segundo estudos realizados.
O Reitor falou que é importante que a Paraíba, a exemplo do Pecém no Ceará, tenha seu Porto de Águas Profundas que vai trazer no mínimo 30 mil novos postos de trabalho e mais renda para o nosso Estado. “Desde 2002, o senador José Maranhão já tinha um projeto e a UFPB vai trabalhar para que seja atualizado em seus aspectos mais técnicos e, com a parceria do Deputado Moacir Rodrigues e o Prefeito de Mataraca, seja dado continuidade” disse o Reitor. O Prof. Valdiney Gouveia concluiu que a Paraíba pode se beneficiar do projeto no futuro e que é a primeira tratativa. "Todos que puderem e quiserem se somar a esse propósito de buscar a riqueza para a Paraíba serão muito bem-vindos" - asseverou o gestor.