Notícias
Reitor da UFPB participa de inauguração de novo aparelho de raio-x panorâmico odontológico digital no HULW
O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, participou, na manhã desta quarta-feira (1), da cerimônia de inauguração de um aparelho de raio-x panorâmico odontológico digital, que começou a operar no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).
Com isso, a Instituição passa a oferecer serviços de exames de radiologia odontológica panorâmica a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Avaliado em cerca de R$ 100 mil, o equipamento de radiografia será utilizado para exames com imagens digitalizadas na área de odontologia do HULW.
Nesta quarta-feira (11), os profissionais do hospital-escola começaram a operar o aparelho de forma experimental, durante treinamento sobre uso e funcionalidades da tecnologia. O raio-x panorâmico do HULW será operado pela cirurgiã-dentista e técnica em radiologia odontológica Renata Navarro.
O Reitor, Prof. Valdiney Gouveia, falou sobre o empenho necessário para o desenvolvimento do HULW, elogiando o trabalho realizado pela Superintendência. Para ele, o novo equipamento é uma demonstração da proatividade da gestão na busca por recursos direcionados ao Hospital Lauro Wanderley.
“Ações pragmáticas como esta são responsáveis por transformar a nossa realidade. A verba pública só tem sentido quando alcança a população. Esse é o nosso compromisso. O equipamento, na verdade, é muito pouco para o que é o HULW. Porém, é um ‘pouco’ que é essencial, e que estava parado, sem funcionar desde 2015. Nós precisamos fazer diferente”, pontuou o Prof. Valdiney.
O Reitor elogiou e parabenizou os profissionais do hospital-escola, dando foco para o apoio essencial que é prestado à população. “Ainda virão muitas novidades no decorrer de nossa gestão. Essa é só a ‘ponta do iceberg''. Também estamos empenhados na reforma do bloco cirúrgico do hospital e na aquisição de novas tecnologias”, informou.
Segundo o superintendente do Hospital Universitário, Dr. Marcelo Tissiani, trata-se de um dia importante para o Hospital Lauro Wanderley. O superintendente explicou que o instrumento é capaz de promover um planejamento de tratamento, tanto para os cirurgiões buco-maxilo-faciais, quanto para os cirurgiões plásticos e otorrinolaringologistas.
“Estamos muito felizes com a inauguração. Nenhum outro hospital disponibiliza esse serviço para a rede pública, então nós estamos na vanguarda. E o ganho é para toda a sociedade. O aparelho de ortopantomografia vai nos dar condições de fazermos estudos de todos os ossos da arcada dentária e da boca”, afirmou o gestor.