Notícias
Defesa de Dissertação - Arthur Leandro Guerra Pires
A seguinte defesa de dissertação no âmbito do PPGEPS foi marcada e será realizada em breve. Confira a seguir as informações principais.
Identificação
- DISCENTE: ARTHUR LEANDRO GUERRA PIRES
- DATA: 03/02/2023
- HORA: 14:00
- LOCAL: Google Meet - meet.google.com/iyd-owzx-dsp
- TÍTULO: OTIMIZAÇÃO MULTIOBJETIVO NA GERAÇÃO HÍBRIDA COM ARMAZENAMENTO DE ENERGIA EM BATERIAS SOB PERSPECTIVAS FINANCEIRA E AMBIENTAL
- PALAVRAS-CHAVE: Otimização multiobjetivo; energia eólica; energia fotovoltaica; sistemas de armazenamento em baterias; desirability; Normal Boundary Intersection.
- PÁGINAS: 102
- GRANDE ÁREA: Engenharias
- ÁREA: Engenharia de Produção
- SUBÁREA: Engenharia Econômica
- ESPECIALIDADE: Avaliação de Projetos
Resumo
As fontes de energias renováveis são essenciais para o desenvolvimento sustentável das nações. Nos investimentos em energias renováveis, muitas vezes é necessário tomar decisões através de perspectivas que podem ser conflitantes entre si, caracterizando um problema multiobjetivo, que naturalmente é visto como complexo. Além disso, existem uma série de riscos atrelados à característica de intermitência de fontes renováveis e ao alto custo de investimento, evidenciando a necessidade de métodos que consigam dar suporte ao processo de decisão. A geração híbrida e a utilização de sistemas de armazenamento de energia são apontados como soluções para os desafios na implementação de fontes renováveis. Diante do exposto, o objetivo geral dessa dissertação foi propor modelos multiobjetivos através das perspectivas econômica e ambiental, em sistemas híbridos eólico-fotovoltaico com a utilização de baterias, em escala residencial, utilizando a modalidade de tarifa branca. O método Design of experiments (DOE) foi utilizado para modelar as funções objetivos dos modelos desenvolvidos, que utilizaram os indicadores VPL, LCOE e Greenhouse Gas - GHG como variáveis de resposta. Os métodos Desirability e Normal Boundary Intersection (NBI) foram utilizados para otimizar os modelos desenvolvidos na pesquisa. Os principais resultados indicaram que a geração híbrida consegue, em algumas regiões geográficas do Brasil, trazer ótimos benefícios econômicos e ambientais. Isso se deve ao caráter complementar das fontes de energia, apesar da energia eólica apresentar um custo de investimento maior. A utilização de baterias consegue dar um forte suporte a implementação de energias renováveis, apesar de seu alto custo, sendo esta uma das razões pela inviabilidade econômica em algumas regiões do país. Fica evidente a necessidade de implementação de políticas de incentivo, principalmente relacionadas à energia eólica e às baterias, trazendo benefícios não só para os investidores, mas também vantagens associadas a descentralização da geração de energia elétrica.
Membros da Banca Examinadora
- Presidente - PAULO ROTELLA JÚNIOR - UFPB
- Interno - ROGÉRIO SANTANA PERUCHI - UFPB
- Externo - LUIZ MOREIRA COELHO JÚNIOR - UFPB
- Externo - LUIZ CÉLIO SOUZA ROCHA - IFNMG