Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Palestra - Filosofia, Educação e Ética da Pesquisa e do Desenvolvimento Tecnológico

publicado: 12/08/2024 17h33, última modificação: 12/08/2024 17h33

O LAT anuncia que o professor Paulo F. Ribeiro ministrará uma palestra intitulada "Filosofia, Educação e Ética da Pesquisa e do Desenvolvimento Tecnológico" no dia 22 de Agosto às 09:30h, na sala do Laboratório. A palestra será aberta e convidamos a todos para participar desse grande evento.

Resumo

A tecnologia pode ser definida de diferentes maneiras. Como objeto, é uma ferramenta que proporciona utilização em aplicações humanas, o que seria uma visão simplista do conceito. Num quadro mais complexo, a tecnologia é a forma como os humanos interferem na natureza, na sociedade e nos sistemas de engenharia.

Filosofia da Tecnologia é um campo da filosofia que investiga a natureza e os efeitos da tecnologia na sociedade, na cultura e no indivíduo. Essa área de estudo envolve questões como: a essência da tecnologia, o impacto das inovações tecnológicas, a relação entre tecnologia e valores éticos, o papel da tecnologia na transformação social e cultural, a interação entre o desenvolvimento tecnológico e o meio ambiente.

Uma variedade de tópicos, como introdução à filosofia da tecnologia, abordagens e dilemas éticos, tipos de conhecimento, complexidade do sistema, interdisciplinaridade, engenharia de sistemas, padrões de design para projetos (adequação cultural, administração, justiça, cuidado, transparência, integridade, humildade e harmonia), tecnologia como um função social, códigos de ética, sustentabilidade, etc., serão abordados.

Biografia

Paulo F. Ribeiro recebeu seu Ph.D. da Universidade de Manchester (UMIST), Manchester, Reino Unido, em 1985. Foi pesquisador do Centro de Pesquisa Glenn da NASA, Cleveland, OH, EUA, Electric Power Research Institute (EPRI), Palo Alto, CA, EUA, Erskine Fellow da Universidade de Canterbury, Christchurch, Nova Zelândia, e pesquisador Fellow do Instituto Brasileiro de Energia Elétrica (INERGE), Brasil. Ele ensinou e trabalhou na indústria dos EUA por mais de 23 anos. Ele também ensinou na Universidade Tecnológica de Eindhoven, Holanda. Ele passou 12 anos de sua carreira como Engenheiro de Planejamento de Sistemas de Transmissão na Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), Recife, Brasil. Atualmente é Professor Titular de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Itajubá. Ele é autor ou co-autor de mais de 350 artigos, vários capítulos de livros e 9 livros. Seus atuais interesses de pesquisa incluem sistemas de energia, eletrônica de potência, qualidade de energia, sistemas de transmissão e distribuição, armazenamento de energia, redes inteligentes, educação em engenharia e filosofia da tecnologia. O Dr. Ribeiro é Fellow do IET e IEEE Life Fellow.