Notícias
PROBEX "Por uma UFPB acessível" promoveu oficina de audiodescrição
O LACESSE, através dos membros do PROBEX "Por uma UFPB acessíve: Abra sua mente e derrube barreiras!", que é coordenado pela técnica Bruna Ramalho Sarmento, promoveu em parceria com o Núcleo de Educação Especial (Nedesp) a oficina “A imagem verbal: uma iniciação à audiodescrição".
A oficina aconteceu por videoconferência no dia 28 de maio, contou com a participação de 25 pessoas e foi ministrada pela transcritora Braille e Jornalista Dina Melo, membro da equipe Nedesp, e pela professora Dra. Adenize Queiroz, do Departamento de Educação e presidente do Instituto dos Cegos de Campina Grande.
Na oficina houve orientações e dicas de como criar audiodescrições eficientes para as redes sociais. Abaixo, segue alguma das orientações a cerca desse recurso de acessibilidade:
- Utilizar a hashtag: #pracegover, criada pela pesquisadora Patrícia Braille;
- Começar informando o tipo da imagem (fotografia, cartum, ilustração, tabela ...);
- Descrever a imagem da esquerda para direita e de cima para baixo;
- Informar as cores: fotografia em tons de cinza, sépia ou preto e branca (caso colorida, não será preciso informar, porque as cores dos elementos serão descritas);
- Descrever cenas considerando a ordem dos planos (a prioridade é o primeiro plano, em sequência descreve-se o plano de fundo);
- Ser conciso, claro e usar períodos curtos;
- Evitar adjetivos e advérbios;
- Em caso de texto longo intercalado por imagens, delimitar o início e o final da audiodescrição com a informação "legenda", ao iniciar, e "fim da legenda" ao concluir.
- Em caso de tabelas e gráficos, iniciar pelas informações principais.
Seguindo estas boas práticas podemos ampliar o acesso às informações em meio a grande propagação de conteúdo visual de nosso cotidiano.