Notícias
Nota do Conselho do CT sobre entrada de pedestres no setor sudoeste do campus
O Conselho do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba emitiu uma nota sobre o posicionamento respeito da entrada de pedestres no setor sudoeste do campus. Veja abaixo a nota:
"Caros membros da comunidade universitária,
Saudando calorosamente toda a comunidade acadêmica da UFPB, o Conselho do Centro de Tecnologia vem se posicionar em relação a um assunto de grande importância para todos nós. Recentemente, a reitoria conduziu uma consulta sobre a possibilidade de instalação de uma entrada para pedestres no setor sudoeste do campus, próximo à rotatória dos Bancários.
Ressaltamos que essa não é a primeira vez que uma entrada semelhante foi considerada nessa região, posto que havia uma entrada para pedestres próxima à lateral norte do Bloco Administrativo do Centro de Tecnologia. No entanto, optou-se pelo fechamento desta entrada devido a problemas de segurança, incluindo a criação de rotas de fuga para assaltantes e acidentes de trânsito que ocorriam quando motoristas paravam seus veículos para o desembarque de pessoas no local.
Essa preocupação relatada com a segurança das pessoas não é abstrata, mas fruto de experiências extremamente negativas ocorridas no Centro de Tecnologia. A comunidade sofreu ao longo dos anos com assaltos e até tentativas de estupro e a referida passagem funcionou sempre como rota de entrada ou de escape de pessoas que atentavam contra a segurança da comunidade. Inclusive, recentemente houve casos de importunação sexual sofridos por estudantes do CT. Tais casos foram alvo de gerências da Direção de CT junto à Superintendência de Segurança Institucional (SSI) e foram tomadas providências de ronda e monitoramento da área.
Apesar de a UFPB ter uma Superintendência de Segurança Institucional (SSI), consideramos que o efetivo de Agentes de Segurança não é suficiente para atender às demandas atuais. A criação de outro ponto de vulnerabilidade exigiria um aumento do efetivo no local com presença contínua e guarita, especialmente porque o local possui aulas no turno da noite.
Ademais, é fundamental considerar aspectos técnicos relacionados aos impactos no trânsito local, em especial considerando que há mudanças em curso no sistema viário daquele entorno (construção dos acessos das "Três Ruas" e do "Altiplano" ao Contorno Universitário). Para isso, ressaltamos a importância de realizar consultas junto às autoridades de trânsito, especialmente a Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB/PMJP), bem como especialistas na área de mobilidade urbana.
Digno de nota é o fato de que o Centro de Tecnologia defende soluções de mobilidade urbana alternativas aos veículos particulares, notadamente com valorização do transporte coletivo e veículos não motorizados, além de soluções que tornem o deslocamento a pé mais agradável e atrativo para as pessoas. Além de diversas pesquisas e projetos de extensão realizados nesse sentido, a Direção do CT, juntamente com sua Assessoria de Planejamento Urbanístico e Infraestrutura e a Comissão de Gestão Ambiental da UFPB tem realizado ações de arborização ao longo da cerca de delimitação do campus para gerar sombreamento no passeio público (calçada).
Queremos deixar claro que o Conselho do Centro de Tecnologia expressa sua preocupação em relação à proposta, considerando os aspectos de segurança destacados. No entanto, não se percebe que estes parâmetros tenham sido considerados pelos propositores desta ação. Deste modo, este conselho se posiciona de maneira contrária à execução da proposta nos termos e moldes atuais, uma vez que uma proposta aparentemente simples tem diversos impactos que devem ser considerados.
Agradecemos a compreensão e a colaboração de toda a Comunidade da UFPB para que possamos tomar uma decisão embasada e que atenda aos interesses e à segurança de todas as pessoas."
Para ver o documento, clique em:
sipac.ufpb.br/public/jsp/documentos/documento_visualizacao.jsf?idDoc=3051698