Notícias
Grupo de pesquisa do DEP já publicou três livros em 2015
O Grupo de Pesquisa Conforto, Eficiência e Segurança no Trabalho (CESET), vinculado ao Departamento de Engenharia de Produção do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (DEP/CT/UFPB), já produziu e publicou três livros somente neste início de 2015, obras que envolveram professores pesquisadores, estudantes e bolsistas de instituições nacionais e internacionais.
Os livros são ‘Uma proposta de modelo para predição da intenção de compra – Uma perspectiva de investigação do mercado consumidor’, de Erivaldo Lopes de Souza; ‘Relação entre variáveis térmicas e desempenho – Um estudo com estudantes da Academia de Polícia Militar do Estado da Paraíba’, de Priscila Élida de Medeiros Vasconcelos e Antônio Souto Coutinho, e ‘Ambientes de ensino inteligentes – Conforto térmico, desempenho cognitivo e parâmetros cardiovasculares de alunos universitários’, de Joseana Fernandes Siqueira. Todas as três publicações tem como coautor o professor Luiz Bueno da Silva.
O CESET é um grupo de pesquisadores cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e certificado pela UFPB desde 2002. As obras levam o selo da editora alemã Schaltungsdienst Lange o.H.G., sediada em Berlim, e são frutos de pesquisas coordenadas pelos docentes Luiz Bueno da Silva e Antônio Souto Coutinho, dos quadros do DEP/CT.
Conforme os coordenadores, a edição dos três volumes possibilitou a concessão de três títulos de mestre em Engenharia de Produção, “bem como promover a construção de monografias e proporcionar bolsas de iniciação científica para alunos de diversas áreas, com fluxo maior na Engenharia de Produção”.
Com aplicação na área de modelagem matemática & simulação, utilizando-se de técnicas estatísticas na área de modelos linear de regressão multinomial, procurou predizer a intenção de compra na Internet dentro de uma perspectiva de investigação do mercado consumidor. A estrutura do modelo criado vem subsidiando resultados mais precisos na área de Ergonomia e Segurança no Trabalho.
Trata-se de um estudo piloto realizado na Academia da Polícia Militar de João Pessoa para estudar a relação entre conforto térmico e desempenho dos cadetes. Este estudo foi considerado bem robusto por especialistas e se tornou uma dissertação. E, ainda, serviu de inspiração para a criação de um projeto de pesquisa mais amplo e aprovado pelo CNPq (2013-2016) sobre ‘Conforto, saúde e desempenho em ambientes de ensino inteligentes (news ICT) em áreas de regiões brasileiras, mas dentro do contexto de mudanças climáticas’, com participação de instituições nacionais e internacionais. Este projeto possui 7 bolsistas de iniciação científica nas áreas de Engenharia Produção, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Psicologia, mais dois alunos bolsistas da CAPES do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP). Há na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto uma bolsista desenvolvendo parte do projeto, e a parte restante é realizada por outra bolsista na Universidade do Minho, ambas em Portugal.
Este livro já faz parte de resultados parciais do projeto mencionado anteriormente. Utilizamos uma modelagem matemática linear generalizada (MLG) para estudar como os parâmetros cardiovasculares e o conforto térmico influenciam no desempenho de alunos de uma universidade privada (João Pessoa, PB) e uma universidade pública (São Carlos, SP). Os resultados apontam que a acurácia do desempenho cognitivo se eleva de 70 para 75% quando os alunos estão submetidos à temperatura do ar que consideram neutra, com a frequência cardíaca máxima e pressão arterial média adequadas para a atividade executada.