Notícias
O CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS COMEMORA 10 ANOS COM NOTA 4 NO CONCEITO DO CURSO E NO ENADE
O CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS COMEMORA 10 ANOS COM NOTA 4 NO CONCEITO DO CURSO E NO ENADE
Nos dias 27 e 28 de setembro, a comissão de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), realizou visita in loco com vistas à renovação do reconhecimento do Curso de Engenharia de Materiais. Foram avaliados os itens referentes às instalações físicas, ao perfil do corpo docente e à organização didático-pedagógica, conforme referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, em especial as diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Nessa oportunidade foram realizadas visitas às instalações administrativas, laboratórios, salas de aula e bibliotecas. Além de reuniões com estudantes, docentes e gestores. A Comissão concluiu que o Curso de Graduação em Engenharia de Materiais tem um perfil muito bom de qualidade, obtendo conceito final 4.
Simultaneamente ao conceito 4, foi divulgado também que curso de Engenharia de Materiais obteve nota 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) 2017. Os dados gerais de todo o ensino superior do Brasil, coloca o curso entre os 21,6% dos Cursos com Enade 4 e entre os melhores de seus pares em todo o Brasil. O IDD também merece destaque, pois aponta um posicionamento privilegiado do curso com relação ao quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno, pois mensura o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem.
Uma vez que o ENADE para o Curso de Engenharia de Materiais avalia o conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo previsto nas diretrizes curriculares das engenharias, suas habilidades e competências, os alunos participantes estão de parabéns ,pois mostraram comprometimento e um ótimo desempenho na prova. Se for considerado que o exame não considera as especificadades dos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, pois é na área de Engenharias, sem enfâse na área de Engenharia de Materiais, o parabens pode ser dado em duplicidade.
Esses resultados expressam a qualidade da formação dos alunos do Curso de Engenharia de Materiais do Centro de Tecnologia da UFPB e também, são um reconhecimento por todo o trabalho e esforço que os gestores, o corpo docente e os técnicos de laboratório e administrativos vem dedicando desde a concepção, criação e implantação do Curso até os seus dias atuais. Além de despertar o aspecto crítico de todos os seus atores diretos e indiretos, incluindo os alunos do Curso, para que a excelência na qualidade de Ensino da UFPB seja alcançada e almejada por todos.