Notícias
Temporada 2017 da OSUFPB apresenta seu 9º concerto, em homenagem ao Mestre Ariano Suassuna
A OSUFPB faz seu nono concerto da temporada 2017 na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. O concerto será nesta sexta-feira, 07 de julho, às 20h30min, e é mais um fruto da parceria cultural entre a OSUFPB e a FUNESC. A entrada é gratuita.
Apresentando, nesta temporada de 2017, seus concertos em séries temáticas, a OSUFPB contempla desta vez a série Mestre Ariano, que homenageia o célebre escritor paraibano Ariano Suassuna, no ano em que completaria 90 anos de vida. Nesta série são apresentadas obras predominantemente brasileiras que, de algum modo, manifestam os ideais de criação e consolidação da identidade musical nacional.
No repertório estão presentes obras do italiano Ottorino Respighi, do norueguês Edvard Grieg e dos brasileiros Radamés Gnattali e Clóvis Pereira. Todos esses compositores foram importantes para a sedimentação da identidade cultural de seus países, daí estarem contemplados pela série que homenageia o escritor Ariano, cuja obra notabilizou-se por exaltar os códigos culturais de nossa região.
Este concerto será regido pelo maestro Geraldo Rocha, professor de regência e coordenador da Orquestra Jovem do Departamento de Música da UFPB. O violonista Cledinaldo Junior terá participação como solista no Concerto Nº 4 “A Brasileira”, de Radamés Gnattali.
O público poderá contar ainda com a participação do arquiteto e artista plástico e Jonas Lourenço, que produzirá uma pintura no momento em que acontecerá o concerto, algo inovador nos concertos realizados no Estado.
Programa:
Grieg| Duas melodias nórdicas, Op. 63
II – Det Förste Möde
Respighi| Árias e Danças Antigas Suite nº 3
Italiana
Arie di corte
Siciliana
Passacaglia
Gnattali| Concerto no. 4 “à Brasileira”*
Allegro Moderato
Lento
Ritmado
Pereira| Três peças nordestinas
O Reino da Pedra Verde
Aboio
Galope
Geraldo Rocha, regente
Cledinaldo Junior, violão*
Participação especial: JONAS LOURENÇO, artista plástico, que produzirá um quadro durante o concerto.
Fonte: Adeildo Vieira - www.adeildovieira.com.br