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Maestro norte-americano rege Orquestra Sinfônica da UFPB na abertura do Festival Internacional de Música de Câmara
O maestro norte-americano Paul Chou será o regente da Orquestra Sinfônica da UFPB no concerto de abertura do 5º Festival Internacional de Música de Câmara, no próximo dia 12. Paul Chou é regente e diretor artístico da Pennsylvania Sinfonia Orchestra.
A abertura do evento está previsto para às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, localizada no CCTA, campus I da UFPB, em João Pessoa.
Na programação, estarão obras da compositora paulista Catarina Domenici, do alemão Johannes Brahms e do compositor russo P. Tchaikovsky.
A entrada é gratuita.
A lista completa dos artistas convidados e outras informações pode ser consultadas no site do Festival: https://festivalufpb2022.homesteadcloud.com .
Programa do concerto de abertura
Catarina Domenici escreveu a Abertura da ópera Anita Garibaldi em 2021, a partir de uma encomenda do King’s Brazilian Ensemble, conjunto vinculado ao Kings College de Londres e foi estreada pela Orquestra Sinfônica da USP, em março de 2022. Esta abertura faz parte da ópera com o mesmo título, em homenagem aos 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi e será apresentada pela primeira vez no nordeste do Brasil.
Ainda no programa, o famoso Concerto Duplo para violino, violoncelo e orquestra, Op. 102 do compositor alemão Johannes Brahms. Nesta obra, o maestro Paul Chou irá cumprir o desafio de reger a OSUFPB e, ao mesmo tempo, ser um dos solistas da noite, ao lado do Prof. Felipe Avellar de Aquino (violoncelista e docente da UFPB). Nesta obra, o público pessoense terá a oportunidade de escutar, pela primeira vez no Brasil, a orquestração da compositora e arranjadora Yoomi Paick, que elaborou esta versão para os musicistas da New York Classical Players, exclusivamente para orquestra de cordas.
Na segunda parte do programa, a plateia terá a oportunidade de escutar a famosa Serenata para Cordas de P. Tchaikovsky, obra na qual nossos músicos poderão demonstrar todo o virtuosismo do corpo orquestral da UFPB, em uma das obras mais importantes para esta formação.
Sobre o maestro norte-americano Paul Chou
Paul Hsun-Ling Chou, maestro e violinista, tem sido destaque em palcos internacionais. Por seu virtuosismo foi descrito como intérprete "magnífico, combinando energia e ternura”. Tem se apresentado extensivamente por todo os Estados Unidos, atuando como regente, camerista e solista na América do Norte e do Sul, Ásia, Europa e África. Várias de suas performances foram patrocinadas pela Dexter and Dorothy Baker Foundation, Air Products & Chemicals, Just Born Quality Confections Incorporated, Ingersoll-Rand e Chun Wang Industrial Gases (HK) Limited.
Paul Chou começou sua carreira como engenheiro de softwares na área de diagnóstico médico e, em seguida, passou para a atuar como senior na liderança de operações de tecnologia da informação para várias empresas de Wall Street, incluindo PaineWebber e Balfour Maclaine Corporation em Nova York e Londres. Ele deixou uma promissora carreira em Wall Street para atuar como docente da Lehigh University, exercendo função junto ao Advancement Office, através do qual fundou o Lehigh University Orchestra Program em 1993. Além de concertos no campus de Lehigh, Chou liderou a Filarmônica da Universidade de Lehigh em apresentações em cinco continentes, incluindo aclamados concertos nos Estados Unidos, Áustria, China, África do Sul e Brasil. A convite do oboista da Chicago Symphony, Alex Klein, Paul Chou e a Filarmônica de Lehigh se apresentaram na Oficina de Música de Curitiba, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Universidade de Caxias do Sul. Em reconhecimento por suas contribuições para a Universidade de Lehigh, foi o pioneiro a receber as comendas Ronald J. Ulrich Endowed Chair of Orchestral Studies, o Faculty Advisor Award, o Junior Faculty Distinguished Teaching Award, além da comenda concedida pelos estudantes Stabler Award for Distinguished Teaching. Desde 2018, Chou atua como artista convidado no Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB na Paraíba, Brasil, onde rege a Orquestra Sinfônica da UFPB e se apresenta como solista e músico de câmara.
Defensor fervoroso das artes e mentor de carreiras acadêmicas, Paul Chou conduz diversos workshops e masterclasses na American University, Shenandoah University, na Universidade de Nebraska-Lincoln, na Juilliard School e em várias outras escolas de artes e performance no Brasil, China e Canadá. Ele atuou como julgador no prestigioso National Endowment for the Arts e no Lehigh Valley Arts Council, e tem sido uma presença regular no Linda and Mitch Hart Institute of Women Conductors, trabalhando em estreita colaboração com a Ópera de Dallas para desenvolver e expandir as carreiras das mulheres regentes. Paul Chou é atualmente sócio sênior e codiretor administrativo da Korn Ferry, uma empresa global de consultoria organizacional e membro do conselho da Astral Artists, uma organização sem fins lucrativos com sede na Filadélfia dedicada a avançar na carreira de jovens músicos. Gravou para o selo Magna Carta e continua mantendo uma agenda ativa como maestro, violinista e consultor artístico. Recentemente assumiu o cargo de Diretor Artístico e Maestro titular da Pennsylvania Sinfonia Orchestra, na Filadélfia – EUA.
Chou recebeu seu treinamento musical com Louis e Adrienne Krasner e participou do Festival de Tanglewood através da Leonard Bernstein Fellow. Ele é egresso da Indiana University Jacobs School of Music onde estudou com Franco Gulli e Georges Janzer e concluiu a pós-graduação na Universidade de Stony Brook com o violinista russo Lazar Gosman. Paul Chou reside em Mainline, Filadélfia com sua esposa, Dra. Karen Huang, e seu filho Michael.
Sobre o violoncelista Felipe Avellar de Aquino
O violoncelista paraibano Felipe Avellar de Aquino obteve sua formação musical no Brasil, como também nos Estados Unidos, país no qual residiu por seis anos. É formado em música pela Universidade Federal da Paraíba e tem Mestrado (violoncelo/performance) na Louisiana State University. Estudou na renomada Eastman School of Music (University of Rochester - Nova York), onde obteve o título de Doutor em Artes Musicais (DMA - violoncelo/performance). Dentre seus professores incluem-se Alan Harris, Marcy Rosen (de quem foi assistente), Dennis Parker e Nelson Campos. Além disso, tocou nas Master-Classes dos violoncelistas Janos Starker, Aldo Parisot, Antônio Meneses e Ronald Leonard. Vem desenvolvendo intensa atividade como solista e recitalista, tendo tocado concertos sob a regência de Osvaldo D'Amore, Elena Herrera, Akira Mori, Eugene Egan, J. Alberto Kaplan, Carlos Veiga e Wolfgang Groth. Como camerista, foi membro do Quarteto Cord'Art, no Brasil, e do Artesan String Quartet, nos EUA. Já se apresentou em diversas capitais brasileiras, como também na Argentina, Itália, EUA e Canadá. Nesta trajetória, destacam-se concerto de Gala no Palácio do Itamaraty, em Brasília, em evento promovido pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e pela Embaixada do Canadá, além de concertos em Festivais de música na Itália, nas cidades de Gênova, Savona e Santa Margherita Ligure - dentro dos festivais Il Concerti di Primavera e do Corzi Internazionali di Alto Perfezionamento Musicali. Atualmente é professor titular do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, onde leciona Violoncelo e Música de Câmara. (www.felipecello.homestead.com)
Sobre o 5º Festival Internacional de Música de Câmara
O 5º Festival Internacional de Música de Câmara é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM), do CCTA/UFPB.
O evento contará com a apresentação de 4 compositoras, 9 compositores brasileiros, 9 filósofos, 18 formações instrumentais, 30 músicos cameristas, 5 convidados internacionais, e a Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB).
O Festival será realizado, sempre às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa.
Os concertos serão gratuitos e sem necessidade de inscrição. A inscrição será requerida apenas para os alunos que participarão das Masterclasses (atividades pedagógicas). Neste caso, as informações sobre essa inscrição ainda será divulgada no site do evento.
Segundo a assessoria do evento, o Festival é uma iniciativa da área de Práticas Interpretativas do PP, envolvendo os docentes das subáreas de piano, cordas, sopros e metais, com a finalidade de fortalecer e promover o Programa, estimulando a produção artística de seu corpo de professores, como também da área de música da UFPB como um todo. A proposta tem também forte cunho pedagógico, através da realização de dez masterclasses para os alunos da universidade, como também de outras instituições musicais da nossa região. Além disso, busca-se fortalecer o intercâmbio artístico com instituições de ponta na área de música do Brasil e do exterior, como parte do processo de internacionalização do PPGM.
Este ano, o Festival repete a parceria com a Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB), através de sua coordenação, que realizará o concerto de abertura do Festival, sob a regência do maestro da Pennsylvania Sinfonia Orchestra e violinista norte-americano Paul Hsung-Ling Chou. Também já confirmaram presença a violinista virtuose chinesa Weiwei Le (University of Nevada Las Vegas); a renomada violista Kate Hamilton (University of Nevada Las Vegas), co-diretora artística do Festival; além dos importantes pianistas Solungga Liu (Bowling Green State University) e David Witten (Montclair State University). Estes se juntatão, na ocasião, a músicos da UFPB, UFPE, EMAN e conjuntos como o Sexteto Brassil, Fórmula Duo e OSUFPB.
Serão 18 formações camerísticas diferentes - entre duos, trios, quartetos e quintetos, além da Orquestra Sinfônica da UFPB.
Importante destacar que o Festival estabelecerá um diálogo entre a música e a filosofia, com a presença de filósofos residentes em nossa cidade, incluindo Ana Thereza Dürmaier, Maria das Neves Franca, Gilfranco Lucena dos Santos, Marcus Alves, Marcone Pequeno, Gabriel Rezende, Rainer Patriota, Marcílio Franca e Eduardo Rabenhorst.
Cada concerto será precedido por uma breve palestra que estimula as percepções entre a música e a filosofia, estabelecendo uma relação do texto filosófico com o repertório apresentado a cada noite.
Redação: Débora Freire c/ informações do PPGM