Notícias
LAMUSI convida para o Concerto Inaugural da OSUFPB - Temporada 2017
A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba – OSUFPB abre oficialmente a sua temporada de 2017 com grande concerto, sob a regência de seu mais novo regente titular. O evento acontecerá na Sala de Concertos Radegundis Feitosa (Campus I da UFPB), com início programado para as 19h30min.
A OSUFPB inicia 2017 com grandes novidades. Agora com 21 músicos efetivos, a Orquestra está com viagem marcada para realizar sua primeira turnê pelo Nordeste. Será de 02 a 12 de abril, quando percorrerá os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão, realizando concertos em teatros e importantes salas nas universidades visitadas. Sob a regência de seu mais novo maestro titular, o carioca Thiago Santos, recentemente contratado por concurso para ficar à frente da OSUFPB, serão realizados dezenove concertos na Sala Radegundis Feitosa, além das quatro apresentações que fará Nordeste acima, firmando parceria com as universidades federais desses estados.
Neste concerto de estreia, a OSUFPB apresenta obras de Alberto Nepomuceno, W. A. Mozart e P. I. Tchaikovsky.
Repertório:
- Alberto Nepomuceno - Serenata
- W. A. Mozart - Divertimento para cordas em Si bemol maior Kv 137
- P. I. Tchaikovsky - Souvenir de Florence op. 70 (versão para orquestra de cordas)
A coordenação do Laboratório de Música Aplicada - LAMUSI, que administra a OSUFPB, lembra ainda que, por motivo de segurança, não permitirá, em hipótese alguma, o acesso ao público quando a Sala alcançar sua lotação máxima, que é de 300 pessoas.
O novo maestro
Recentemente contratado através de concurso público, o carioca Thiago Santos é o novo maestro titular da OSUFPB. Tendo sido o primeiro latino-americano contemplado com a bolsa de estudos Leverhulme Arts Scholar para programa de regência orquestral do Royal Northern College of Music, na Inglaterra, entre 2014 e 2016, atuou como regente assistente das orquestras BBC Philharmonic e da Royal Liverpool Philharmonic.
No Brasil, dirigiu a Filarmônica de Minas Gerais, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica de São José dos Campos, Sinfônica da UFRJ, entre outras. Na Inglaterra, também trabalhou com a Stockport Symphony, Nottingham Philharmonic e Manchester Camerata.
Ainda na Europa, regeu a Buhoslav Martinu Philhamonie (República Tcheca) e U Artist Festival Orchestra (Ucrânia).
Vencedor do Concurso para Jovens Regentes da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (2011), em 2015, foi um dos 10 semifinalistas na Antal Dorati Competition, na Hungria, competição que reuniu mais de 120 regentes de diversos países. No mesmo ano, colaborou com membros da Mahler Chamber Orchestra regendo masterclasses orquestrais para jovens músicos na Inglaterra.
Cursou bacharelado e mestrado em regência na UFRJ com André Cardoso. Thiago Santos colabora ainda com a Academia Brasileira de Música, através de edições e revisões de obras de importantes compositores brasileiros, tais como: Heitor Villa-Lobos, Francisco Braga, Henrique Oswald, Mário Tavares e Ernani Aguiar.