Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Matrícula em 2023.2

Matrícula em 2023.2

Aos discentes ingressantes e veteranos do curso de Engenharia Civil.
publicado: 20/11/2023 09h13, última modificação: 23/11/2023 15h09

O período letivo 2023.2 será presencial e seguirá a Resolução CONSEPE nº 29/2020 e suas alterações, bem como a Resolução CONSEPE nº 05/2022. As aulas terão início em 05 de dezembro de 2023 e término em 10 de maio de 2024, conforme o calendário acadêmico.

MATRÍCULA REGULAR - Ingressantes e Veteranos

De acordo com o referido calendário, as matrículas serão realizas a partir da próxima segunda-feira, dia 20/11 até a próxima quarta-feira, dia 22/11/2023 e seguirão as prioridades definidas no Regulamento Geral da Graduação.

A matricula dos INGRESSANTES 2023.2 que confirmaram a matrícula por e-mail será feita pela coordenação de curso, dispensando a necessidade de comparecer presencialmente. Após o processamento das matrículas, previsto para o dia 24/11/2023, a coordenação enviará o número das matrículas e os procedimentos necessários para realização do cadastro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Para os ingressantes que solicitaram dispensa de disciplinas, é necessário encaminhar os componentes curriculares que desejam se matricular, respeitando os limites mínimo (19cr) e máximo (47cr) da carga horária por período, assim como seus pré-requisitos. O envio deverá ser feito pelo Sistema Eletrônico de Atendimento de Solicitações, constando o código da disciplina, o nome, e a turma que deseja se matricular, até no máximo terça-feira (21/11/2023). Caso não seja encaminhado, o(a) ingressante será matriculado(a) em todos os componentes do 1º período.

Os alunos VETERANOS deverão realizar suas matrículas pelo https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/home.jsf, no caminho ENSINO>MATRÍCULA ONLINE>REALIZAR MATRÍCULA e devem obedecer ao limite de número mínimo de créditos (19 créditos) e máximo (47 créditos).

A lista de turmas ofertadas, com códigos, horários e professores, pode ser consultada na aba ENSINO > CONSULTAR TURMAS no SIGAA, selecionando as opções "Ano-período 2023.2" e "Ofertadas ao Curso – Engenharia Civil (Bacharelado)CT - João Pessoa". Também está disponível um arquivo no site institucional: http://ct.ufpb.br/ccec/contents/menu/institucional/fluxograma-e-componentes.

O SIGAA permitirá a matrícula abaixo do mínimo de créditos somente em casos em que o discente precise de menos de 285h/19Cr para se formar no período. Caso se aplique nessa situação e ainda não tiver cursado o TCC ou Estágio Supervisionado Obrigatório, é necessário solicitar à Coordenação a matrícula nessa(s) atividade(s) antes de se matricular nas demais disciplinas no SIGAA.

A matrícula em TCC poderá ser solicitada pelo sistema de chamados até o último dia da matrícula extraordinária, por meio do envio do formulário de indicação de orientador de TCC, preenchido e assinado. Caso o orientador seja externo ao Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (DECA), a matrícula será realizada após a aprovação do tema pelo Colegiado do Curso.

A matrícula na atividade de Estágio Supervisionado ocorrerá de forma semelhante, por meio do envio do formulário de indicação de orientador de Estágio. Ambos os formulários estão disponíveis na página institucional do curso.

Conteúdo das turmas I de Tópicos em Engenharia I (1703218) foram encaminhados via sigaa na última quinta-feira , 16/11/2023.

Destacamos ainda que as disciplinas que compõem a grade curricular do curso de graduação em Engenharia Civil possuem códigos específicos. Sendo assim, os discentes devem ter atenção no ato da matrícula e realizar a inscrição apenas nesses componentes observando os respectivos códigos. A lista das disciplinas com os códigos corretos está disponível no nosso site institucional (http://ct.ufpb.br/ccec/contents/menu/institucional/fluxograma-e-componentes).

Ressaltamos que caso o discente passe dois períodos letivos regulares sem realizar matrícula, poderá ser desligado do curso.

REMATRÍCULA

A fase de rematrícula será entre 27 a 28/11/2023. Logo, os discentes precisam conferir, antes disso, se obtiveram sucesso na matrícula nas turmas solicitadas. Aqueles que após o processamento da matrícula ficaram de fora das vagas, poderão solicitar rematrícula em outras turmas em que ainda hajam vagas, conforme interesse. Caso seja uma turma única, o aluno pode solicitar matrícula na mesma turma, mesmo que não haja vagas, para que a Coordenação e o Departamento possam avaliar a abertura de vagas extras, caso a caso. Nesta fase, as prioridades também são seguidas.

MATRÍCULA EXTRAORDINÁRIA

A matrícula extraordinária ocorrerá nos dias  01 e 02/12/2023. Nesta etapa, os discentes poderão se matricular “por ordem de chegada” nas vagas remanescentes, inclusive em disciplinas de outros cursos, podendo ser aproveitadas como optativas de livre escolha.

TRANCAMENTO

O trancamento parcial e total de disciplinas será de 04 a 08/03/2024, .

Ressaltamos que é necessário estar matriculado em componentes curriculares para solicitar o trancamento de programa (total do período), conforme previsto na Resolução da Graduação.

OBSERVAÇÕES E OUTRAS INFORMAÇÕES

Lembramos ainda que não estamos atendendo por e-mail, e que todas as solicitações remotas direcionadas à Coordenação de Engenharia Civil deverão ser feitas, exclusivamente, via Sistema Eletrônico de Atendimento de Solicitações (Sistema de chamados).

Abaixo disponibilizamos mais algumas informações gerais:

Em caso de dúvidas, estamos à disposição.
Coordenação de Engenharia Civil/UFPB